Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste (MS) fiscalizavam hoje às 00h50min, a região do Rio Novo, zona rural do município, para prevenir e reprimir a pesca predatória em período de defeso (Piracema) e abordaram um veiculo Renault Clio na rodovia MS 429 km 15 (Estrada Rosas Posto), conduzido por um indivíduo de 23 anos, o qual estava acompanhado de outros três homens de 28, 43 e 43 anos, todos residentes na cidade de São Gabriel do Oeste.

A PMA observou que todos os ocupantes do veículo estavam molhados e, então, ao serem indagados de onde vinham, relataram que estavam pescando no Rio Novo. Em vistoria no veículo foram localizados no interior do porta-malas, duas tarrafas (petrechos proibidos), e um saco com exemplares de pescado da espécie curimbatá, com tamanho inferior ao permitido para captura, totalizando 5 kg de pescado capturado. O veículo, o pescado e as tarrafas foram apreendidos.

Diante do crime ambiental, foi dada voz de prisão aos infratores por pescar em período de defeso, com uso de petrecho proibido, e ainda, por capturar pescado com tamanho inferior ao permitido. Eles foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, onde foram autuados em flagrante delito e saíram depois de pagar fiança. Os pescadores vão responder por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. Também foi arbitrada multa administrativa no valor de R$ 1.100,00 para cada infrator, perfazendo um total de R$ 4.400,00.