Policiais militares ambientais de Três Lagoas receberam denúncias, de que estaria ocorrendo mortandade de peixes no rio Verde no município de Água Clara (MS). O Comandante da PMA de Três Lagoas esteve ontem com uma equipe no local e subiu o rio até a Cachoeira Branca e verificou diversos peixes das espécies piapara e piau mortos espalhados margeando o rio. Eles contaram em torno de 200 exemplares.
A PMA comunicou o caso ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul, que enviou técnicos ao local. A avaliação inicial realizada pelos policiais militares ambientais que estiveram no local é que próximos à cachoeira Branca estão dois cardumes muito grandes, sendo um de piapara e outro de piau. Como o rio está com carga excessiva de água, os peixes tentam transpor a cachoeira e a força da água acaba jogando alguns contra as rochas, causando à morte. Com relação ao tamanho do cardume, os policiais avaliam que se trata de uma quantidade insignificante que morre ao tentar transpor o obstáculo.
Os policiais não verificaram nenhum resquício de contaminação, ou outro fator que possam ter influenciado na morte dos peixes. O Comando aguarda a manifestação dos técnicos do Imasul, que avaliam a situação, neste momento.
A PMA de Três Lagoas, responsável pela fiscalização na área permanece com equipes no local.