Policiais Militares Ambientais de Bataguassu apreenderam 20 redes de redes de pesca, medindo 1,3 km durante fiscalização no lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paranáem Santa Rita do Pardo. Nas redes com malhas de tamanhos proibidos, haviam diversos peixes presos, que foram soltos no rio.

Esta foi a segunda grande apreensão em dois dias, de acordo com a PMA. Na quarta-feira à tarde, policiais de Batayporã (MS) tinham retirado 17 redes, medindo 1,5 km, no mesmo lago, naquele município. Em nenhuma das apreensões os proprietários das redes foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho de 140 milímetros, diz a polícia. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam, além de pescadores amadores utilizarem estes petrechos sem previsão legal, o que caracteriza crime ambiental.