Plano Diretor de Agricultura Irrigada é elaborado em MS

Começou neste mês em Mato Grosso do Sul a elaboração do Plano Diretor de Agricultura Irrigada, que vai identificar as áreas e culturas com potencial para irrigação no estado. Os planos estaduais de irrigação são instrumentos da Política Nacional de Irrigação, sancionada em janeiro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff. O Plano Diretor do estado […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Começou neste mês em Mato Grosso do Sul a elaboração do Plano Diretor de Agricultura Irrigada, que vai identificar as áreas e culturas com potencial para irrigação no estado. Os planos estaduais de irrigação são instrumentos da Política Nacional de Irrigação, sancionada em janeiro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff.

O Plano Diretor do estado vai auxiliar nas definições das linhas estratégicas de ação e dos arranjos institucionais adequados para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada, logo após identificar como o setor está se ampliando em Mato Grosso do Sul. Todas as fases do estudo serão supervisionadas pelo governo estadual, em parceria com a Secretaria Nacional de Irrigação.

Para o secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Orair, o plano diretos é a principal ferramenta para o desenvolvimento da agricultura irrigada. “Esse desenvolvimento tem que ser articulado entre as instituições públicas, associações de produtores e demais organizações civis afins para discutir a produção agrícola em áreas irrigadas”, destaca.

Em junho entre os dias 6 e 7 acontece o II Seminário Nacional de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, em Belo Horizonte (MG), para elaboração do Plano. O encontro vai reunir produtores rurais, gestores municipais e estaduais, além de representantes de instituições públicas e privadas do setor agrícola do país.

Conteúdos relacionados