Pular para o conteúdo
Geral

Pelo menos quatro mortos em um ataque com granada contra um ônibus em Nairóbi

Pelo menos quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um ataque com uma granada contra um “matatu” (caminhonete de transporte público) neste sábado no nordeste de Nairóbi, informou o Ministério do Interior do Quênia. A explosão, que deixou o veículo muito danificado, aconteceu logo depois das 18h (local, 13h em Brasília) perto da Escola […]
Arquivo -

Pelo menos quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas em um ataque com uma granada contra um “matatu” (caminhonete de transporte público) neste sábado no nordeste de Nairóbi, informou o Ministério do Interior do Quênia.

A explosão, que deixou o veículo muito danificado, aconteceu logo depois das 18h (local, 13h em ) perto da Escola Feminina do Ensino Médio de Pangani, próximo ao bairro de Eastleigh, onde a maioria da população é de origem somali.

“Foi confirmada a morte de quatro pessoas no ataque com granada na área de Eastleigh. Nossas condolências para as famílias” das vítimas, indicou o Ministério do Interior em sua conta oficial no Twitter.

“Pedimos aos cidadãos, especialmente durante este período festivo, que aumentem a vigilância”, acrescentou esse departamento.

A Cruz Vermelha afirmou que 15 pessoas ficaram feridas, e foram levadas para hospitais da capital queniana.

Peterson Mwaura, que passeava pelo local, declarou à emissora de rádio local “Capital FM” que escutou “uma forte explosão” e viu “destroços de metal do veículo voando por todos lugares, e gente gritando”.

O Quênia tem sido alvo de ataques similares desde que em outubro de 2011 seu exército entrou na Somália devido a uma onda de sequestros em solo queniano atribuídos ao grupo radical islamita Al Shabab.

Desde então, o país se encontra sob ameaça terrorista e sofreu múltiplos ataques com granadas.
Al Shabab reivindicou o ataque em setembro contra o centro comercial Westgate, em Nairóbi, que deixou 72 mortos (incluídos cinco terroristas), segundo os números oficiais.

A milícia, que em 2012 anunciou sua adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, controla amplas áreas do centro e do sul do Somália, onde o frágil governo ainda não tem condições de impor autoridade.

As tropas da Missão da União Africana, AMISOM, o exército somali, as forças etíopes e milícias pró-governo combatem os islamitas, que tentam instaurar no país um estado islâmico de corte wahhabista.

A Somália vive um estado de guerra civil e caos desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, o que deixou ao país sem um governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas, senhores da guerra e bandos de delinquentes armados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)