O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, comprometeu-se a manter um “diálogo sem condições” com seu adversário e ex-vice-presidente Riek Machar, em uma tentativa de frear os confrontos entre facções rivais nesse país, informaram diplomatas nesta sexta-feira.

Salva Kiir disse estar disposto a dialogar com os ministros africanos enviados a Juba pela União Africana, para buscar o fim dos confrontos que já deixaram centenas de mortos, disse à imprensa o presidente do Conselho de Segurança da ONU, Gérard Araud.

“Aparentemente, o presidente aceitou entrar em um diálogo sem condições”, disse Araud, que é embaixador da França nas Nações Unidas, após uma reunião de emergência do Conselho convocada para tratar a crise do Sudão do Sul.

Rebecca Garang, viúva do líder rebelde do Sudão do Sul, John Garang, disse concordar em se somar ao diálogo para por fim à revolta que já dura quase uma semana, acrescentou Araud.

Ministros de Etiópia, Quênia, Uganda, Djibuti e Sudão viajarão para Juba, em uma missão para tentar conter os conflitos e manter um canal aberto com Salva Kiir. Os ministros também pretendem visitar os detidos que iniciaram os distúrbios no domingo passado.

Os 15 membros do Conselho de Segurança divulgaram um comunicado, no qual pedem a ambos os dirigentes que “demonstrem liderança para conseguir uma solução rápida e pacífica para essa crise, fazendo um apelo pelo fim das hostilidades e começar imediatamente o diálogo”.

O Conselho expressou um “sério alarme” diante do agravamento da crise, considerado uma ameaça para toda a região.