Pular para o conteúdo
Geral

ONU assume missão de paz no Mali e eleições ainda são dúvida

A Organização das Nações Unidas (ONU) assumiu o comando de uma força de paz africana no Mali nesta segunda-feira, reforçando a missão em um país ainda ameaçado por militantes e semanas distante do que analistas advertem que poderiam ser eleições caóticas. A transferência de comando vai trazer ao país soldados de outras nações além da […]
Arquivo -

A Organização das Nações Unidas (ONU) assumiu o comando de uma força de paz africana no Mali nesta segunda-feira, reforçando a missão em um país ainda ameaçado por militantes e semanas distante do que analistas advertem que poderiam ser eleições caóticas.

A transferência de comando vai trazer ao país soldados de outras nações além da África e, finalmente, ver a operação mais do que o dobro de tamanho.

As potências ocidentais e regionais querem manter a ordem no país do oeste africano depois de tumultuados 18 meses, quando soldados derrubaram o presidente e os rebeldes ligados à Al Qaeda tomaram o deserto no norte malinês.

A França, temendo que os militantes pudessem usar o território como plataforma para lançar ataques externos, liderou uma ofensiva relâmpago em janeiro, forçando-os a recuar.

O governo francês ainda tem tropas no país, mas quer entregar a maioria das responsabilidades de segurança para a ONU.

A missão da ONU, conhecida como Minusma, será a terceira maior da organização internacional, com 12.600 soldados e policiais quando for totalmente implantado.

“A força militar da Minusma será reforçada gradualmente nos próximos meses”, disse o chefe da missão, Bert Koenders, durante a cerimônia de lançamento em Bamaco.

“O contingente será posicionado nos principais centros populacionais no norte do Mali … Mas a Minusma não pode fazer tudo. Estamos aqui para apoiar os esforços do governo e de seus parceiros.”

A força da ONU vai operar ao lado de tropas da ex-potência colonial França, algumas das quais vão permanecer no país para enfrentar o restos dos militantes.

Há, atualmente, cerca de 6 mil soldados de países africanos, principalmente de países do oeste africano, e a ONU ainda está procurando homens, helicópteros e apoio de inteligência junto às nações contribuintes antes de a missão estar totalmente instalada e funcionando até o fim do ano.

O Mali fechou um acordo com rebeldes separatistas tuaregues para permitir que eleições aconteçam em áreas que ainda ocupam, antes de novas negociações com um governo eleito.

Mas especialistas e algumas autoridades do Mali têm expressado preocupação com a pressa para fazer uma eleição que se destina a lançar as bases para a reconstrução de um país que era visto como modelo de democracia na região antes de sua rebelião, em 2012.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
papa

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

luan

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Últimas Notícias

Brasil

Parecidos? Brasileiros viralizam post de escultura romana por semelhança com Lula

Escultura faz parte da coleção do Metropolitan Museum of Art em Nova York

Famosos

Guilherme, da dupla com Hugo e Rafa e Júnior confirmam presença no Jogo das Estrelas

Sertanejos vão entrar em quadra em evento no Guanandizão

Polícia

VÍDEO: Em segundos, casal arromba padrão de energia e furta fios de cobre na Capital

Casal furtou fios de cobre em uma loja na rua Anibal de Toledo

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued