Evento será realizado de 28 de janeiro à 02 de fevereiro

Com organização do ator, diretor, professor e preparador de elenco, Jair Damasceno, a oficina “A Criação do Ator” inicia na próxima semana na Capital. O evento é uma realização da Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC conquistado via incentivo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro – FOMTEATRO, o qual Jair Damasceno concorreu.

Com a duração de seis dias, sendo início na próxima segunda, 28, e encerramento dia 02 de fevereiro, sábado, a oficina tem como ministrantes a atriz e diretora Priscilla Carvalho (SP) e a atriz, pesquisador a e psicóloga, Carolina Triguis (SP). Os encontros serão das 14h às 19 horas. Dia 28, a abertura oficial do evento será realizada no auditório da Explanada dos Ferroviários, Av. Calógeras com Av. Mato Grosso. De terça a sábado o evento ocorre no Centro Cultural José Octavio Gizzo, Rua 26 de Agosto, 453.

Jair explica que apesar de não ter produzido e trabalhado o tanto quanto gostaria, nesses 40 anos de profissão (completando agora em 2013), ele estudou e assistiu muito à espetáculos de teatro. E é isso que ele quer incentivar nos demais atores locais.

“Para se ter uma idéia, somente no ano de 2012 eu assisti 15 espetáculos de teatro vindos de fora do Estado. Isso pra mim é normal, alimenta. O ator precisa estar em contato com outras criações. Precisa estudar”, defende.

Muito conhecido na Capital e interior do Estado. Jair oferece sempre oficinas de teatro, cursos, treinamento, além de ser preparador físico de teatro e de dança. A escolha entre as ministrantes da oficina surgiu inicialmente pelo trabalho já conhecido pelos campo-grandenses, de Priscilla Carvalho.

A Atriz já esteve na cidade em 2005, com a comédia “Divas no Divã”, no teatro Glauce Rocha; e posteriormente em 2011, no SESC, com o espetáculo “O Primeiro Dia Depois de Tudo”, quando, dada a receptividade que o trabalho encontrou, também foi convidada a ministrar um workshop rápido para atores. Já Carolina Triguis, estará pela primeira vez em Campo Grande.

Com cerca de 20 participantes na oficina (limite estipulado para que se tenha maior aproveitamento na atividade), as dinâmicas e estudo durante esses seis dias serão trabalhados em três etapas: desconstrução e re-construção do ator; introdução às técnicas de construção de personagem e interpretação e aplicação das novas ferramentas ao texto teatral.