Pular para o conteúdo
Geral

OAB/MS e Famasul debatem insegurança jurídica no Estado

Os recentes episódios de conflitos indígenas na região de Sidrolândia motivaram a reunião, nessa quinta (23) entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul). Em pauta, as entidades discutiram sobre a necessidade de urgência no cumprimento do mandato de reintegração […]
Arquivo -

Os recentes episódios de conflitos indígenas na região de motivaram a reunião, nessa quinta (23) entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul). Em pauta, as entidades discutiram sobre a necessidade de urgência no cumprimento do mandato de reintegração de posse dos fazendeiros de Sidrolândia que tiveram suas propriedades invadidas.

“Ninguém está acima da lei. Nem índios e não índios. Temos a estrita observância à legalidade, ao sistema constitucional e às ordens judiciais, as quais devem ser cumpridas”, diz Júlio Cesar, presidente da OAB/MS. A Famasul solicitou o apoio institucional da Seccional junto ao Governo Federal para buscar mecanismos constitucionais que visem definir regras mais claras na demarcação de terras indígenas e na compensação de terras e benfeitorias para os proprietários que tiverem suas terras destinadas aos índios.

A OAB/MS também ressaltou que, ao contrário do que a Polícia Federal havia divulgado no último dia 20, a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) não ofereceu resistência para o cumprimento do mandato de reintegração no sábado (18) ou incentivou a invasão. “Todas as nossas Comissões priorizam a busca da integração de todos na causa dos direitos humanos, promovendo meios para que a paz social impere na solução das questões indígenas em nosso País”, reafirmou Júlio Cesar.

Para o diretor-secretário da Famasul, Ruy Fachini Filho, o fim dos conflitos depende apenas do diálogo. “Não podemos aceitar que algumas organizações influenciem os índios à invasão e ao embate. Sabemos que as lideranças indígenas estão sendo coagidas. O que buscamos passa pelo diálogo e pelo cumprimento da lei”, disse Ruy.

O presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio, Lucas Abes Xavier, que participou nessa quinta (23) de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir as invasões em Sidrolândia, reafirmou o compromisso da OAB/MS na garantia da segurança jurídica no Estado. “Todos perdem com essa situação. Essa crise gera uma insegurança na própria sociedade que passa a desacreditar no crescimento do Estado”, complementa.

No próximo dia 27, às 13h30, haverá uma nova audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o assunto. Segundo a Famasul, atualmente 62 propriedades estão invadidas no Estado, sendo 17 localizadas na região de Sidrolândia e Dois Irmãos de Buriti. Na OAB/MS, participaram ainda da reunião o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Lucas Rosa, o superintendente da Famasul, Rogério Beretta, o diretor-financeiro Almir Dalpasquale, e a advogada de , Dominga Rocha Brito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Devido ao vento, as fagulhas do fogo se espalharam e atravessaram a rodovia

Cotidiano

Projeto ‘Nossa Energia’ leva serviços e entretenimento durante festival de cinema em Bonito

O projeto itinerante é uma parceria entre a concessionária e as prefeituras municipais

Política

‘Brasil não tem que abaixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump