No aniversário da morte de Dercy Gonçalves, que completa cinco anos nesta sexta-feira (19), Giulia Gam, a Bárbara Ellen de “Sangue Bom”, lembrou as semelhanças que possui com a atriz e humorista – que, segundo ela, ficaram mais evidentes por conta de seu papel mais cômico na novela das sete.

“Eu vi uma foto da Dercy dando risada, de um jeito meio debochado e achei muito parecida comigo, mas ninguém nunca tinha comentado, porque as pessoas me viam fazendo papeis de época, séria, e nunca relacionaram com o lado engraçado dela. E agora, com a Bárbara Ellen, esse lado mais teatral, caricato e posado fica a cara da Dercy”, contou Giulia em entrevista ao site oficial da trama.

Fafy Siqueira, que já viveu Dercy nas minisséries “Dalva e Herivelto” e “Dercy de Verdade” e hoje interpreta a mãe de Bárbara Ellen, Madá, em “Sangue Bom”, foi uma das primeiras a notar a semelhança. “Depois que eu vi uma foto da Dercy com 20 anos falei que estava a cara da Giulia Gam”, disse a veterana.

Giulia relembrou o momento em que a colega de cena fez a comparação: “Quando a Fafy me viu de Bárbara Ellen, a primeira coisa que ela disse foi que eu estava parecida com a Dercy e é verdade. Existe uma semelhança no olhar, no rosto, na risada aberta”.

Em entrevista em abril, Giulia afirmou que Fafy trouxe um pouco de Dercy para o papel. “A Fafy trouxe essa coisa da Dercy pro papel. Porque a Bárbara aprendeu algum refinamento com os maridos, mas o nome dela verdadeiro é Maria da Conceição. E as duas eram muambeiras. Inclusive ela vive internando a mãe, mas a mãe é louca e sempre foge”, revela Giulia”.

Dercy Gonçalves morreu no dia 19 de julho de 2008, aos 101 anos, no Rio de Janeiro. Ela foi vítima de uma insuficiência respiratória.