Uma publicação repercutida pela Fan Page “Confisco Não” publicada recentemente, obteve quase dois mil compartilhamentos na rede facebook por causa de uma postagem de um produtor rural.
A publicação chama atenção pela imagem onde aparece o fazendeiro Leonardo Palmieri, de 46 anos, com uma arma na mão em sua propriedade, a Fazenda Vassouras, área de conflito indígena em Sidrolândia – a 70 km de Campo Grande.
A imagem impressiona, e foi apenas repercutida no facebook, pois na verdade a foto que é real, pertence à revista Veja que fez uma reportagem sobre o conflito no município.
Sem a garantia de segurança policial no caso de um confronto com os índios, o produtor Leonardo Palmieri disse que está disposto a ir às últimas consequências para defender o que é seu: “Isto aqui virou uma terra sem lei. Eu nunca pensei que tivesse de comprar uma arma para me proteger dentro da minha própria casa”, lamenta.
Resistência as Invasões – O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu um habeas corpus a três donos de propriedades rurais não ocupadas na região de Sidrolândia, Leonardo Palmieri, Aroldo Ferreira Júnior e Antônio Marcos Corrêa. Eles são donos das fazendas Vassouras e Furnas da Estrela.
A medida dá um salvo conduto aos fazendeiros, que, na prática, podem resistir contra possíveis invasões.,p.
Na região de Sidrolândia, apesar da presença de cerca de 20 oficiais da Força Nacional, o clima continua tenso entre índios e fazendeiros. O governo Federal ainda não definiu o caso para começar a compra de terras em conflito em Mato Grosso do Sul.