Uma mulher foi detida em Hidalgo, no sul do Texas (EUA), por aplicar uma substância que afirmava ser botox ou colágeno em mulheres, a maioria strippers ou prostitutas. Nohemí Gabriela González, 46 anos, é acusada de exercício ilegal da medicina. Segundo afirmaram autoridades à agência AP, ao menos 30 pessoas teriam recebido as injeções e acredita-se que uma tenha morrido em decorrência do uso do produto, descrito como “borracha líquida”.

Nohemí visitava salões de beleza e casas de massagem próximos à fronteira com o México oferecendo seus serviços e deixando panfletos. As injeções eram aplicadas nos lábios, nádegas e pernas. Um dos panfletos apreendidos pela polícia promete tratamento com colágeno a partir de US$ 250.

Uma mulher, que teria recebido uma série de injeções nas pernas em agosto, foi hospitalizada em 9 de outubro com ardência nos tornozelos e dificuldade para respirar. Ela disse ter pagado US$ 120 pelo tratamento. Os médicos precisaram submetê-la a uma cirurgia para retirar a substância e chegaram a acreditar que teriam que amputar uma de suas pernas.

Outra mulher, que morreu há duas semanas, também pode ter sido vítima dos tratamentos de Nohemí. A família já foi procuarada e o corpo deve ser exumado nos próximos dias.

Segundo Lupe Treviño, xerife do condado Hidalgo, muitas das vítimas podem ser imigrantes ilegais, que temem procurar as autoridades para denunciar Nohemí.