Mulher de Mandela se diz menos preocupada com saúde do ícone africano

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela, afirmou nesta sexta-feira que se sente “menos preocupada que há uma semana” a respeito da saúde do ex-presidente sul-africano que, com quase 95 anos, está há várias semanas em estado crítico mas estável em um hospital de Pretória. “Ele continua reagindo bem ao tratamento. Diria que hoje estou menos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela, afirmou nesta sexta-feira que se sente “menos preocupada que há uma semana” a respeito da saúde do ex-presidente sul-africano que, com quase 95 anos, está há várias semanas em estado crítico mas estável em um hospital de Pretória.

“Ele continua reagindo bem ao tratamento. Diria que hoje estou menos preocupada que há uma semana”, afirmou ao canal “SABC”.

Um documento da justiça datado de 26 de junho informava que Mandela estava em “estado vegetativo” e que sua família, seguindo conselhos médicos, cogitou desligar os aparelhos que mantêm o ex-presidente com vida. No mesmo dia, o presidente Jacob Zuma decidiu cancelar uma viagem ao exterior, o que causou medo entre os sul-africanos.

No entanto, seu estado parece ter melhorado desde então. Contrariando o documento judicial, a presidência garantiu há uma semana que Mandela “não está em estado vegetativo”.

Amigo de longa data e companheiro da luta anti-apartheid, Denis Goldberg, que o visitou, disse ter encontrado Mandela “consciente”. “Os médicos desconsideraram desligar os aparelhos enquanto não houver uma ‘real falência dos órgãos’”, disse Goldberg à “AFP”.

O documento judicial de 26 de junho foi transmitido a um tribunal no âmbito de um julgamento familiar.

Quinze membros da família do primeiro presidente negro da África do Sul recorreram à justiça na semana passada para enfrentar o mais velho dos netos de Mandela, Mandla, por ter transferido três sepulturas familiares de lugar.

Conteúdos relacionados