Moka toma posse como vice-presidente de subcomissão sobre os municípios
O senador Waldemir Moka (PMDB) tomou posse nesta terça-feira (9), no Auditório Petrônio Portela, no Senado, diante de 3 mil prefeitos, como vice-presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A presidente é a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). Em seu discurso de posse, Moka voltou a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Waldemir Moka (PMDB) tomou posse nesta terça-feira (9), no Auditório Petrônio Portela, no Senado, diante de 3 mil prefeitos, como vice-presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A presidente é a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).
Em seu discurso de posse, Moka voltou a cobrar a destinação de 10% da receita bruta da União para a área de saúde. “É preciso termos em mente que, caso não aprovemos essas mudanças, dificilmente os problemas do setor serão resolvidos”, afirmou.
O senador disse que as prefeituras têm recebido novas obrigações, ao mesmo tempo em que as transferências de recursos constitucionais são reduzidas, como as do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A senadora Ana Amélia garantiu aos prefeitos que a subcomissão irá trabalhar para discutir e votar matérias que atendam às necessidades dos municípios. “Os prefeitos podem acreditar que vamos nos esforçar para que os municípios nos tenham como seus representantes no Senado”, Afirmou.
Ao anunciar Ana Amélia e Moka para comandarem a subcomissão, o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que os prefeitos ganham dois senadores competentes e guerreiros. “Agora os prefeitos têm nesta Casa representantes de peso para lutar por suas causas”, declarou.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a instalação da subcomissão representa a chegada dos prefeitos ao parlamento. “Todos sabem que o Senado representa os Estados. Mas agora temos nosso espaço, temos voz. Agora temos quem nos representa”, destacou.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Após discussão por atraso na entrega da filha, homem é agredido e ameaçado de morte em Campo Grande
O caso aconteceu no dia 22 de dezembro, no bairro Jardim Batistão, após uma discussão por conta de um atraso na entrega da filha
Assunção entra na disputa pelo Pan 2031 e coloca pressão no COB
A escolha da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será anunciada em agosto de 2025
Homem é encaminhado para a delegacia após violação de domicílio na Mata do Jacinto
Às autoridades, ele informou estar fugindo de pessoas com as quais possui dívidas por drogas
Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
Processo seletivo será constituído de uma única etapa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.