Ministro do Turismo alerta empresários sobre importância de cobrar preços justos
Os preços cobrados pelo setor de turismo, considerados elevados em relação a outros países, ainda preocupam as autoridades brasileiras. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para que o Brasil aproveite o impulso proporcionado pelos eventos esportivos dos próximos anos e se consolide como importante destino turístico mundial é fundamental que o empresariado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os preços cobrados pelo setor de turismo, considerados elevados em relação a outros países, ainda preocupam as autoridades brasileiras. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para que o Brasil aproveite o impulso proporcionado pelos eventos esportivos dos próximos anos e se consolide como importante destino turístico mundial é fundamental que o empresariado se conscientize sobre a importância de cobrar preços justos, especialmente em relação às hospedagens.
“É preciso haver uma conscientização por parte do empresariado, que tem que cobrar um preço justo, padrão, para não afastar o turista. Os jogos têm data para acabar e os estabelecimentos não podem criar a fama de ser caros, porque [o negócio] tem que sobreviver fora dos eventos”, disse hoje (29) ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.
“Cobrar um preço alto para depois negociar um preço mais baixo não me parece ser a melhor prática para quem quer se consolidar como destino turístico”, acrescentou, enfatizando que as ações de conscientização do empresariado serão direcionadas com mais intensidade à Copa do Mundo, quando 600 mil estrangeiros devem visitar o país. Em relação à Copa das Confederações, que começa em 15 de junho próximo, o ministro ressaltou que será um evento “mais de brasileiros”, que deve atrair menor número de turistas de outros países.
De acordo com o ministério, entre os meses de fevereiro e abril, representantes da pasta visitaram as cidades onde haverá jogos dos dois campeonatos para mobilizar o empresariado sobre o assunto.
Em fevereiro, após constatação de aumento abusivo nas diárias dos hotéis, empresários do setor hoteleiro firmaram compromisso com o governo para trabalhar em conjunto, de modo a harmonizar as tarifas. Na ocasião, eles prometeram que não haverá abusos de preços durante as competições esportivas.
O ministro lembrou que os elevados custos associados ao turismo no Brasil, mesmo fora do período de eventos esportivos, poderiam comprometer a meta do Plano Nacional do Turismo, apresentado na última sexta-feira (24), de tornar o país a terceira economia turística do planeta até 2022, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil ocupa atualmente a sexta posição no ranking.
Ele destacou, no entanto, que o governo tem uma visão otimista em relação a esse objetivo e aposta no dinamismo da economia brasileira para alcançá-lo. Segundo estimativa da pasta, o setor precisará ter crescimento anual médio de mais de 8% para atingir a meta.
“Claro que os preços podem impedir [o país de atingir a meta do plano], mas o brasileiro está viajando mais para o exterior não só porque a hospedagem lá fora é mais barata, mas também porque paga em dez vezes sem juros sua estadia por lá e a passagem aérea, e ainda porque compra no exterior produtos mais baratos e de melhor qualidade. Mas gosto de pensar positivamente. Há dez anos, quem imaginaria que o Brasil seria líder em agronegócio, em exportação de carne, de soja? É nesse dinamismo da economia brasileira que estamos apostando”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.