O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (3) que, entre os dias 1º de janeiro e 25 de junho de 2013, morreram 339 pessoas em todo o país por causa da gripe A, a maioria no Estado de São Paulo, que concentrou a maioria de contágios pelo vírus H1N1.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por sua parte, afirmou que em todo o semestre foram registrados na região 1.307 casos de gripe A, com 259 óbitos, número que representa 76,4% das mortes em todo o país.
Em junho houve uma redução de 85% no número de mortes em comparação com os números de maio. Ao todo foram registrados 20 óbitos causados pela gripe A neste período.
Perante a propagação dos casos nos primeiros seis meses do ano, a Secretaria de Saúde de São Paulo aumentou as reservas do remédio Tamiflu na rede pública, onde recentemente foi vacinada 90% da população considerada como “vulnerável”.
O Ministério da Saúde, no entanto, orientou as demais secretarias regionais a garantir o estoque desse remédio na atual temporada de inverno.