O diário espanhol El País publicou nesta quarta-feira declarações do atacante Lionel Messi aos agentes que investigam a suspeita de que seus amistosos beneficentes serem usados para lavagem de dinheiro do narcotráfico colombiano. O argentino disse que a organização dos jogos fica a cargo de empresas terceirizadas.

A suspeita da polícia espanhola é de que o amistoso beneficente entre os Amigos do Messi e o Resto do Mundo, organizado em 21 de junho de 2012, em Bogotá, tenha sido usado para lavagem de dinheiro ilegal do .

Segundo Messi, esses jogos festivos são negociados pela empresa Imagen Deportiva, que pertence ao empresário argentino Guillermo Marín, a empresas de onde se realizarão os amistosos. São essas últimas que organizam tudo.

O craque argentino reconheceu ter relação com Guillermo Marín desde 2006 e disse que nenhum jogador recebeu dinheiro para disputar os jogos festivos. Segundo Messi, toda a quantia envolvida nos amistosos foi doada.

“Minha fundação recebeu dinheiro, não lembro a quantidade, porém esta estava escrita em um cheque de grandes dimensões. Tirei foto com ele ao lado dos organizadores do evento. Depois a minha fundação doou o dinheiro a outras ONGs beneficentes”, explicou Messi.