Pular para o conteúdo
Geral

MEC reprova 30% dos cursos avaliados em 2012 pelo Enade

Cerca de 30% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5), informou nesta segunda-feira, 07, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de ensino, públicas e […]
Arquivo -

Cerca de 30% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5), informou nesta segunda-feira, 07, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de ensino, públicas e privadas. A edição de 2012 avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior – participaram 536 mil estudantes concluintes, do penúltimo e último semestre de seus respectivos cursos.

A cada três anos, o Ministério da Educação (MEC) aplica o Enade para um mesmo conjunto de cursos. Ao todo, dez cursos de bacharelado (administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo) e seis que conferem diploma de tecnólogo (gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais) foram avaliados no Enade 2012.

Em 2009, ano em que o mesmo grupo de cursos foi avaliado, o porcentual de cursos com desempenho abaixo da média (notas 1 e 2) foi de 24,9%. Para o ministro, no entanto, o aumento na quantidade de cursos com desempenho insatisfatório deve-se à diminuição na quantidade de cursos sem conceito avaliados pelo Enade: em 2009, 26,6% dos cursos avaliados não apresentaram uma nota final, em virtude da não formação de turmas ou boicote dos estudantes. A quantidade de cursos sem conceito diminuiu para 1,8% na edição de 2012.

A quantidade de cursos com conceito 5 (nota máxima) no Enade aumentou de 1,0% para 5,4%, entre 2009 e 2012. No mesmo intervalo, os cursos com conceito 4 saltaram de 9,7% para 19% e os cursos com conceito 3, de 37,8% para 43,9%.

Enade 2013

O próximo Enade vai ser aplicado no dia 24 de novembro. Deverão participar da prova cerca de 200 mil estudantes de 4.916 cursos da área de ciências de saúde e agrárias. Pela primeira vez, a USP participará em caráter experimental do exame, em caráter amostral.

Para evitar boicote dos estudantes, o MEC vai passar a exigir que os alunos que forem submetidos ao exame fiquem pelo menos uma hora na sala de prova durante a aplicação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM condenado por venda de arma é nomeado para chefiar secretaria de Nova Alvorada do Sul

Chefe da Otan diz que tarifas de Trump contra Rússia têm Brasil, China e Índia como alvo

Cantores sertanejos doam violões autografados para leilão em apoio à Santa Casa de Campo Grande

Ex-ministro ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes será homenageado pela Câmara de Vereadores

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Trump perguntou a Zelenski se Ucrânia conseguiria bombardear Moscou, diz jornal

Últimas Notícias

Política

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Novamente golpistas tem usado foto de perfil e nome da senadora Soraya Thronicke (Pode) para cometer crimes

Trânsito

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Manoel Mello morreu na tarde desta terça-feira

Mundo

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Possível negociação entre Brasil e EUA influenciou na perspectiva dos investidores

Esportes

Santos confirma jogo contra o Juventude para o MorumBis após acordo com São Paulo

Acordo feito beneficia os dois times em relação à aproximação de torcedores e maior alcance de público