Pular para o conteúdo
Geral

Maracanã não vai lotar em amistoso com a Inglaterra

A Fifa vai receber das mãos do governo do Rio, no dia 24, um Maracanã aquém de sua capacidade total de operação. Apesar dos elogios e dos discursos afinados do secretário-geral da entidade Jérôme Valcke, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), o estádio será repassado à Fifa impedido de ter um funcionamento perfeito. […]
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

A Fifa vai receber das mãos do governo do Rio, no dia 24, um Maracanã aquém de sua capacidade total de operação. Apesar dos elogios e dos discursos afinados do secretário-geral da entidade Jérôme Valcke, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), o estádio será repassado à Fifa impedido de ter um funcionamento perfeito. Os fatos indicam que o amistoso entre Brasil e Inglaterra, dia 2 de junho, dificilmente será realizado com os 79 mil assentos ocupados pelo público.

Uma evidência é o fato de o evento-teste marcado para a última quarta-feira, que deveria ter 50% da capacidade total, ter sido cancelado com o argumento de que era necessário acelerar a realização de testes dos sistemas operacionais.

Abordado pela reportagem, o diretor-geral do COL, Ricardo Trade, hesitou ao responder sobre o assunto. “Será capacidade máxima, mas… A nossa operação não é total”, disse ele, negando que a Fifa encontrará problemas ao assumir o estádio. “De jeito nenhum. Esquece esse negócio de que (o Maracanã) não está acabado. Para de polêmica. O estádio está acabado, falta aquele entornozinho que rapidamente está sendo acabado.”

Quando perguntado se os 79 mil ingressos serão vendidos ao público, Trade respondeu: “Pode ficar tranquilo que vamos dar um belo espetáculo”. Vale lembrar o planejamento inicialmente feito pelo governo carioca (e prometido à Fifa) de que o Maracanã receberia dois eventos-teste antes do jogo entre brasileiros e ingleses.

Para o do dia 27, com 30% da capacidade, foi realizado um jogo festivo entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto, uma forma de fazer parecer que a promessa do governador Sérgio Cabral a Valcke de finalizar a obra naquele dia havia sido cumprida. A realização do segundo evento-teste, de menor expressão, era importante para garantir que o Maracanã estaria pronto para público máximo. O próprio Valcke admitiu tal necessidade ao dizer, em março, que “temos de ter eventos-teste para assegurar que 75 mil pessoas possam ir ao banheiro e comer.”

Na entrevista coletiva concedida após a última reunião antes da Copa das Confederações, na quinta, na sede do COL, Valcke procurou exaltar que, apesar dos pesares, a meta final foi alcançada. “É o cenário com o qual trabalhamos desde o primeiro dia: seis sedes para as Confederações e 12 para a Copa. O Brasil com muito trabalho, muita tensão, bons e maus momentos, conseguiu cumprir o prometido”, disse o francês, ao lado de José Maria Marin, presidente do COL, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)