Jovens e adultos privados de liberdade poderão participar do Encceja em maio

Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada, poderão pleitear o certificado de conclusão de Ensino Fundamental por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado dia 14 de maio. As provas serão aplicadas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada, poderão pleitear o certificado de conclusão de Ensino Fundamental por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado dia 14 de maio. As provas serão aplicadas em Unidades Prisionais e Socioeducativas indicadas pelos órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa de cada estado brasileiro.

Os inscritos precisaram solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que realizasse a sua inscrição no exame, e devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação da prova.

Resultados

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das Secretarias Estaduais de Educação. Portanto, no ato da inscrição, o responsável pedagógico das Unidades Prisionais ou Socioeducativas realizou a indicação da Secretaria Estadual de Educação em que os candidatos pleiteiam sua certificação. Ficará a critério das Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do exame deste ano, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Os interessados em participar do exame puderam se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento do ensino fundamental, sendo: língua portuguesa (com redação), língua estrangeira moderna, educação física e educação artística; matemática; história e geografia; e ciências naturais.

Os participantes que comprovarem algum tipo de atendimento diferenciado durante a aplicação do exame serão atendidos.

Encceja O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.

O principal objetivo é construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior e, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

No Brasil, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Além da certificação no nível de conclusão do ensino fundamental, os brasileiros residentes no exterior podem pleitear a certificação no nível de conclusão do ensino médio, desde que tenham no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

Para que os interessados possam se preparar para o exame, é disponibilizado na página do Inep um material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores composto por: um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio). Já a Matriz de Competências e Habilidades, com 30 habilidades, subsidia o estudo individual.

Conteúdos relacionados