Pular para o conteúdo
Geral

Irregular, juíza dá prazo para SOS Abrigo se adequar e não ter que fechar as portas

A juíza explica que o adolescentes infratores estando sendo mantidos com crianças menores e a situação é muito complicada.
Arquivo -

A juíza explica que o adolescentes infratores estando sendo mantidos com crianças menores e a situação é muito complicada.

A juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado, deu prazo de 10 dias para o SOS Abrigo – única instituição governamental de acolhimento a crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade do município – se adequar e evitar que seja fechada.

O problema começou quando a Casa de Pessach – instituição que abrigava jovens infratores e usuários de drogas – foi fechada em março deste ano. Desde então, adolescentes e crianças dividem o mesmo espaço, o que tem causado conflitos e brigas entre os assistidos. “Em março foi fechada uma instituição e os adolescentes passaram a ficar junto com as crianças. O que não é ideal. E nós recebemos denúncia de um garoto de 14 anos que teria batido em outro de 11”, relata a juíza.

Segundo a Braun, a denúncia de lesão corporal foi o motivo para a abertura da sindicância, mas outras irregularidades também estão sendo apuradas. Uma delas é a falta de inscrição no Conselho Municipal da Criança e Adolescente – a entidade é quem faz o registro das instituições para que possa receber os recursos dos programas sociais voltados para crianças e adolescentes. “É contraditório uma instituição municipal não estar inscrita no conselho, que também é municipal, que regula todo o processo”, diz.

Devido à denúncia, a juíza abriu a sindicância e deu prazo para que os adolescentes sejam transferidos para outra instituição. Katy Braun revela que o SOS Abrigo tem dez dias para se regularizar.

A juíza explica que o perfil dos adolescentes infratores é muito complicado, por isso não podem ficar com as crianças menores. Ela lembra ainda que tanto juízes como promotores fazem fiscalização nos abrigos uma vez por mês. Além deles, os Conselhos Tutelares, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social também verificam o funcionamento das instituições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação