Pular para o conteúdo
Geral

Índios que ocupam terras em Japorã denunciam que foram cercados por pistoleiros

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de Japorã, distante 477 quilômetro de Campo Grande, denunciaram por meio de informativo do Aty Guasu, que foram cercados por 10 pistoleiros na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), no sábado (2). A propriedade teve pedido de reintegração de posse expedido na terça-feira (29) […]
Arquivo -

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de Japorã, distante 477 quilômetro de Campo Grande, denunciaram por meio de informativo do Aty Guasu, que foram cercados por 10 pistoleiros na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), no sábado (2). A propriedade teve pedido de reintegração de posse expedido na terça-feira (29) pela juíza federal de , Ana Aguiar dos Santos Neves.

Conforme o relato publicado na página do Facebook do conselho, o proprietário da fazenda localizada na terra indígena Yvy Katu, mandou 10 pistoleiros cercar o local onde os índios estão acampados e ao mesmo tempo mandou soltar dezenas de cabeças de gados para pisotear barracas e os próprios indígenas. “Essas táticas de violências dos fazendeiros para expulsar os Guarani e Kaiowa é antiga”, afirmam.

O fazendeiro teria dito aos índios que a iniciativa foi por conta da reintegração. Ele estaria sendo escoltados por seguranças particulares, pistoleiros e pela Polícia Federal. Conforme o informativo, segundo o MPF (Ministério Público Estadual), este proprietário já tem garantida a indenização da terra.

Se confirmada, a ação ocorreu no dia seguinte ao encontro de cerca de 300 produtores rurais para discutir a situação, realizado na sexta-feira (1), na fronteira entre e Japorã. A reunião contou inclusive com deputados da bancada ruralista do Estado.

A assessoria de imprensa do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) afirmou que chegou a haver tiros contra a comunidade indígena acampada na fazenda. A assessoria da Funai (Fundação Nacional do Índio) informou que desconhece a informação, apesar de ter dois servidores na área de conflito.

A fazenda faz parte de um total de 14 propriedades que incidem sobre a Terra Indígena de Yvy Katu, declarada em 2005, mas com processo de demarcação parado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamilton

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Últimas Notícias

Política

Reprovação do governo Lula se mantém em 40%, aponta Datafolha

A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%

Cotidiano

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

A termelétrica é movida a gás natural e venceu leilão de energia da Aneel

Esportes

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Peri Cunha sofreu acidente na manhã deste sábado e teve morte no início da tarde. Etapa que iria acontecer em Curvelo (MG) foi suspensa

Polícia

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

O caso ocorreu após o homem pedir para pernoitar na residência da vítima