Pular para o conteúdo
Geral

Índios que ocupam terras em Japorã denunciam que foram cercados por pistoleiros

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de Japorã, distante 477 quilômetro de Campo Grande, denunciaram por meio de informativo do Aty Guasu, que foram cercados por 10 pistoleiros na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), no sábado (2). A propriedade teve pedido de reintegração de posse expedido na terça-feira (29) […]
Arquivo -

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de , distante 477 quilômetro de Campo Grande, denunciaram por meio de informativo do Aty Guasu, que foram cercados por 10 pistoleiros na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), no sábado (2). A propriedade teve pedido de reintegração de posse expedido na terça-feira (29) pela juíza federal de Naviraí, Ana Aguiar dos Santos Neves.

Conforme o relato publicado na página do Facebook do conselho, o proprietário da fazenda localizada na terra indígena Yvy Katu, mandou 10 pistoleiros cercar o local onde os índios estão acampados e ao mesmo tempo mandou soltar dezenas de cabeças de gados para pisotear barracas e os próprios indígenas. “Essas táticas de violências dos fazendeiros para expulsar os Guarani e Kaiowa é antiga”, afirmam.

O fazendeiro teria dito aos índios que a iniciativa foi por conta da reintegração. Ele estaria sendo escoltados por seguranças particulares, pistoleiros e pela Polícia Federal. Conforme o informativo, segundo o MPF (Ministério Público Estadual), este proprietário já tem garantida a indenização da terra.

Se confirmada, a ação ocorreu no dia seguinte ao encontro de cerca de 300 produtores rurais para discutir a situação, realizado na sexta-feira (1), na fronteira entre e Japorã. A reunião contou inclusive com deputados da bancada ruralista do Estado.

A assessoria de imprensa do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) afirmou que chegou a haver tiros contra a comunidade indígena acampada na fazenda. A assessoria da Funai (Fundação Nacional do Índio) informou que desconhece a informação, apesar de ter dois servidores na área de conflito.

A fazenda faz parte de um total de 14 propriedades que incidem sobre a Terra Indígena de Yvy Katu, declarada em 2005, mas com processo de demarcação parado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)