Pular para o conteúdo
Geral

Índios que ocupam fazendas em Japorã denunciam ataques por pistoleiros armados

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de Japorã, distante 477 quilômetro de Campo Grande, foram atacados por um grupo armado nesta segunda-feira (4), por volta das 23h. O grupo vítima da ação está acampado na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), propriedade que teve pedido de reintegração de posse expedido […]
Arquivo -

Os índios da etnia Guarani Kaiowá que ocupam propriedades rurais no município de , distante 477 quilômetro de , foram atacados por um grupo armado nesta segunda-feira (4), por volta das 23h. O grupo vítima da ação está acampado na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), propriedade que teve pedido de reintegração de posse expedido na terça-feira (29), pela juíza federal de Naviraí, Ana Aguiar dos Santos Neves.

A assessoria de imprensa da Funai (Fundação Nacional do Índio) confirmou o ataque, junto ao coordenador regional do órgão. O grupo cercou e atacou barracas da comunidade na tentativa de asssassinar os líderas indígenas. Durante o ato, uma moto, de um suposto integrante do grupo armado, foi retida pelos índios e será entregue a Polícia Federal. Dois servidores do órgão estão na região.

Já a assessoria de imprensa da Polícia Federal não confirmou o ataque. Conforme a PF, uma base operacional está montada na região de Iguatemi para ações preventivas, bem como, para apurar quaisquer circunstâncias. Este grupo tem autonomia para solucionar qualquer tipo de problemas entre indígenas e fazendeiros.

O conselho Aty Guasu havia denunciado um ataque no sábado (2), quando o proprietário da fazenda São Jorge, localizada na terra indígena Yvy Katu, mandou 10 pistoleiros cercar o local onde os índios estão acampados e ao mesmo tempo mandou soltar dezenas de cabeças de gados para pisotear barracas e os próprios indígenas.

A fazenda faz parte de um total de 14 propriedades que incidem sobre a Terra Indígena de Yvy Katu, declarada em 2005, mas com processo de demarcação parado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamilton

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Últimas Notícias

Política

Reprovação do governo Lula se mantém em 40%, aponta Datafolha

A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%

Cotidiano

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

A termelétrica é movida a gás natural e venceu leilão de energia da Aneel

Esportes

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Peri Cunha sofreu acidente na manhã deste sábado e teve morte no início da tarde. Etapa que iria acontecer em Curvelo (MG) foi suspensa

Polícia

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

O caso ocorreu após o homem pedir para pernoitar na residência da vítima