Pular para o conteúdo
Geral

Hospitalizado, Mandela completa 95 anos, mas África do Sul faz festa para ele

O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela faz hoje (18) 95 anos. Mandela comemora seu aniversário internado em um hospital em Pretória, desde 8 de junho, devido a complicações causadas por uma infecção pulmonar. Porém, o governo sul-africano programou série de atividades para celebrar a data denominada […]
Arquivo -

O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela faz hoje (18) 95 anos. Mandela comemora seu aniversário internado em um hospital em Pretória, desde 8 de junho, devido a complicações causadas por uma infecção pulmonar. Porém, o governo sul-africano programou série de atividades para celebrar a data denominada Dia de Mandela – data definida em 2010 em homenagem ao líder pelas Nações Unidas.

Símbolo de luta contra o apartheid (o regime de segregação racial da África do Sul), Mandela é apontado como herói nacional. Por iniciativa do governo sul-africano, cada cidadão do mundo é convidado a dedicar simbolicamente 67 minutos do seu tempo à serviço da coletividade em homenagem a Mandela e seus esforços, há 67 anos, pela igualdade racial.

Em várias cidades da África do Sul, voluntários vão pintar escolas, crianças vão cantar “Feliz Aniversário” e os políticos participarão de atividades de caridade ao longo do dia. Nos últimos dias, parentes de Mandela dizem que ele está melhor e respondendo ao tratamento médico.

A mulher do líder, Graça Machel, disse ontem (17) estar “um pouco menos ansiosa”. “Espero que, mesmo se ele não puder aproveitar seu 95º aniversário, que esteja bem para seu 96º”, disse George Bizos, advogado e amigo de Mandela.

Mandela, que permaneceu 27 anos na prisão pelo regime segregacionista do apartheid, foi libertado sem uma palavra de vingança. Libertado em 1990, negociou com o poder uma transição pacífica para a democracia. Eleito presidente, em 1994, ele demonstrou dispensar o mesmo tratamento para negros e brancos no país.

“Nunca na história da humanidade alguém foi reconhecido universalmente ainda em vida como a encarnação da magnanimidade e da reconciliação”, disse o ex-arcebispo anglicano e primeiro negro a assumir o posto na África do Sul Desmond Tutu, também Prêmio Nobel da Paz de 1984 referindo-se a Mandela por seus esforços contra a segregação racial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos