Pular para o conteúdo
Geral

Haddad afirma que União aceita rever estoque da dívida

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira que o governo federal aceitou recalcular o estoque da dívida de Estados e municípios com base na Selic, a taxa de juros básica da economia. Até agora, o governo, que anunciou na noite de ontem a retirada do projeto que troca o indexador da […]
Arquivo -

O prefeito de , Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira que o governo federal aceitou recalcular o estoque da dívida de Estados e municípios com base na Selic, a taxa de juros básica da economia. Até agora, o governo, que anunciou na noite de ontem a retirada do projeto que troca o indexador da dívida, vinha rejeitando a mudança.

Segundo Haddad, o acordo inicial era apenas a troca do indexador, do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais juros entre 6% e 9,5% para a Selic ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4%, o que for menor. A partir daí, abriu-se uma negociação para usar o novo indexador para recalcular todo o estoque da dívida.

“[Partimos da tese de que] Se é verdade que o atual indexador é ruim para frente, tem que ter o reconhecimento do governo de que é ruim para trás, ou seja, reconhecer que Estados e municípios pagaram mais do que deviam. O governo reconheceu isso e autorizou a troca do indexador para trás, [usando] a Selic para a data de assinatura do contrato”, afirmou o prefeito após participar de vistoria a obras na zona leste da cidade.

O prefeito disse que ainda não tem muitas informações sobre como o governo lidará com o assunto depois que o Ministério da Fazenda pediu a retirada, na noite de segunda-feira, do projeto de lei complementar que faz a troca do indexador por causa de uma emenda do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), que reduz o estoque dos Estados em 40% e da Prefeitura de São Paulo em 45%.

“A emenda dá desconto padrão praticamente, independentemente de terem pagado mais ou menos que a Selic. Aí o governo entendeu que não era razoável e recuou da votação”, disse Haddad, que pretende entrar em contato com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem fala frequentemente.

De acordo com o prefeito, a dívida de São Paulo com a União cairia de R$ 52 bilhões para R$ 29 bilhões se o estoque for recalculado pela Selic desde a data de assinatura do contrato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios