O Grêmio voltará a Bento Gonçalves. Após deixar a cidade que tradicionalmente recebe a pré-temporada azul, branca e preta em 2013, o presidente Fábio Koff foi responsável por confirmar o regresso em 2014. Segundo o mandatário, questões financeiras contribuíram para mudança nos planos iniciais, que eram de usar o novo Centro de Treinamentos e o Olímpico.

“Conversei com o departamento de futebol nesta tarde. Chegamos a conclusão que o melhor é realizar a pré-temporada em Bento Gonçalves. Até porque sairá mais barato que em Porto Alegre. A cidade sempre nos acolheu muito bem e tem ótimas condições de trabalho”, disse Koff.

A ideia do Grêmio, inicialmente, era usar o novo Centro de Treinamentos. Porém, com atraso na assinatura do contrato de parceria entre Grêmio e OAS e o consequente envio de R$ 3 milhões para o fim das obras, o local não ficará pronto em tempo de receber os trabalhos.

A segunda alternativa era manter as atividades no Olímpico. Porém, o estádio está em fase final de demolição para implosão no ano que vem e não apresenta as condições ideais de uso.

Além disso, hospedar os jogadores na concentração que os recebe durante o ano, em um hotel na zona norte de Porto Alegre, deixaria a pré-temporada mais cara do que em Bento Gonçalves.

A opção por ficar na capital gaúcha, também, partia de Renato Gaúcho. O técnico é avesso a trabalhos longe do local habitual. Mas segundo Koff, se for o caso da permanência do treinador, ele precisará se adaptar.

“Faremos a pré-temporada lá independente do tempo. Se o Renato não gosta, se ficar, terá que gostar. Conversamos com o consulado para acertar os últimos detalhes”, comentou.

Bento Gonçalves sempre recebeu o Grêmio de braços abertos. A cidade se caracteriza por fazer grandes festas para o time gaúcho. Repetidamente, os treinamentos são acompanhados por quase cinco mil pessoas e há carreata que mobiliza toda região da serra na chegada da delegação.

Aliado a isso, o município está credenciada para receber treinamentos de seleções na Copa do Mundo de 2014 e ampliou a já qualificada estrutura de trabalhos. O Grêmio, ainda, aproxima o elenco dos torcedores do interior gaúcho com eventos e contatos repetidos entre jogadores e aficionados.

A temporada gremista acaba no próximo domingo no jogo diante da Portuguesa, em São Paulo. Um empate garante o vice-campeonato brasileiro. A pré-temporada deve se iniciar no princípio de janeiro. O calendário de 2014 dependerá também da vaga para fase de grupos ou preliminar da Libertadores. Se for segundo colocado, o Grêmio evita os jogos preliminares e garante mais tempo para trabalhar.