Governo antecipa R$2,8 bi a distribuidoras por redução na energia
O governo publicará decreto nesta quarta-feira para garantir a redução nas tarifas de energia elétrica, por meio do repasse antecipado de 2,8 bilhões de reais às distribuidoras, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “A redução dos 20 por cento da conta de luz é um compromisso inarredável do governo, quaisquer que sejam […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo publicará decreto nesta quarta-feira para garantir a redução nas tarifas de energia elétrica, por meio do repasse antecipado de 2,8 bilhões de reais às distribuidoras, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
“A redução dos 20 por cento da conta de luz é um compromisso inarredável do governo, quaisquer que sejam os percalços”, disse Lobão em coletiva de imprensa.
O decreto, que deverá ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União, prevê que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determine à Eletrobras que repasse imediatamente recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às distribuidoras de energia. A Eletrobras é responsável por administrar a CDE.
A edição do decreto é necessária para garantir a redução da conta de energia dos consumidores, já que a Medida Provisória que tratava do tema (MP 605) vai caducar na segunda-feira, após não ter sido aprovada na Câmara dos Deputados a tempo de seguir para apreciação no Senado Federal.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu não iniciar a apreciação da medida na Casa para cumprir uma decisão da Mesa Diretora de não votar matérias que cheguem ao Senado com menos de 7 dias antes de caducar.
Lobão disse ainda que incluirá o tema sobre o repasse da CDE para garantir o desconto na conta de energia na Medida Provisória 609, que vence em 5 de julho.
Se o decreto não for editado, a conta de energia aumentaria em média 4,6 por cento, segundo Lobão, e poderia ter uma alta de até 15 por cento em alguns estados. “Mas como estamos tomando providências, nada se altera”, disse Lobão.
O decreto antecipa pagamentos que já estavam previstos para ocorrer em prestações mensais até dezembro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.