Pular para o conteúdo
Geral

Governador incentiva Assembleia a abrir CPI e vice avalia que não há fato determinado

O governador André Puccinelli (PMDB) incentivou, nesta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa a abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investir o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) avaliou que não há fato determinante e alertou sobre o risco de a comissão “virar em nada”. […]
Arquivo -

O governador André Puccinelli (PMDB) incentivou, nesta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa a abrir CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investir o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) avaliou que não há fato determinante e alertou sobre o risco de a comissão “virar em nada”.

“A Assembleia tem autonomia que este Executivo lhes deu e acho importante a iniciativa, se acharem que a audiência pública resolve, concordo, se acharem que CPI resolve, concordo”, disse Puccinelli, após ser questionado sobre a proposta de alguns deputados de apurar os motivos da falta de leitos em hospitais e das filas nos postos de saúde por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Toda investigação tem que ser esclarecida pra que se inocentem os inocentes e para que se culpem e punam a quem merece”, completou o governador, durante o lançamento do livro Vozes das Artes Plásticas, na manhã de hoje, no Parque dos Poderes.

Doutoranda em direito constitucional, Simone ponderou que não há fato determinano e sugeriu a instalação de uma comissão especial. “Pela Constituição, CPI tem que apurar fato específico e determinado”, explicou.

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), o fato determinano é a morte de pessoas a espera de leitos em hospitais. Além disso, ele destaca que hoje o principal reclame da população é o setor da saúde.

“A minha preocupação é isso alastrar e virar em nada”, alertou Simone. “Muitas CPIs no Brasil são enterradas por advogados justamente porque não se cumpriu o que fala a Constituição que é apurar fato específico e determinado, consequentemente, você põe por terra tudo o que queria investigar”, completou.

Neste sentido, Simone é a favor de uma comissão especial. “O intuito não é a solução, se o intuito é a solução, sou a favor de uma comissão especial, ela tem esse poder de percorrer, fazer relatório, falar em nome da Assembleia e, com base nesta comissão especial, instala-se CPIs se necessário. Essa seria minha sugestão”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional