Geração de energia do MS ganha mais força, destaca Enersul
O aumento dos investimentos deste setor, que gera hoje um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial, será potencializado com a nova política que a Enersul está adotando para a compra de energia. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aumento dos investimentos deste setor, que gera hoje um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial, será potencializado com a nova política que a Enersul está adotando para a compra de energia.
A empresa, que presta serviço de distribuição em 74 dos 79 municípios do Estado, vai abrir uma oportunidade para aumentar seus contratos de compra de energia a partir de gerações localizadas no Estado. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado. Para isso, a Enersul decidiu fazer aquisição das gerações locais, gerando oportunidade de benefícios às empresas locais.
Em lugar de procurarem, por exemplo, clientes livres, como fazem hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica-CCEE, ficando sujeitas à flutuação de preços, a partir de agora, elas terão a garantia da destinação dessa produção e calendário de faturamento em função dos contratos.
São fatores que fortalecem o setor e criam perspectiva de crescimento do negócio e, consequentemente, mais oportunidade de trabalho. Pelos dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul-BIOSUL, este setor chega a gerar na época de safra quase 30 mil empregos.
Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 27 unidades de geração. Desse total, 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas que, em sua maioria, produzem energia a partir da queima do bagaço da cana de açúcar, são as chamadas usinas de biomassa.
A consolidação do processo necessita agora receber contribuições para o aprimoramento do edital da consulta pública para a compra da energia dessa modalidade de geração. A íntegra do aviso da consulta e a minuta do edital estão disponíveis no site da Concessionária pelo endereço eletrônico www.enersul.com.br.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
CEO de seguradora de saúde norte-americana é assassinado em Nova York
Brian Thompson, de 50 anos, foi morto a tiros em frente ao hotel de luxo Hilton, em Manhattan
Brigaram? Ivete Sangalo polemiza por não citar Ludmilla ao vencer prêmio; entenda
No Prêmio Multishow, Ivete Sangalo levou troféu por música com Ludmilla, mas não citou a colega de trabalho ao fazer agradecimentos
Marçal Filho desconversa sobre nomes do 1º escalão e avalia fundir secretarias em Dourados
Medida foi anunciada durante conversa com a imprensa na troca de diretoria do Sindicato Rural
Famílias do MST ocupam sede do Incra em Campo Grande em protestos por reforma agrária
Cerca de 400 famílias pedem cesta básica para acampados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.