Pular para o conteúdo
Geral

Geração de energia do MS ganha mais força, destaca Enersul

O aumento dos investimentos deste setor, que gera hoje um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial, será potencializado com a nova política que a Enersul está adotando para a compra de energia. A […]
Arquivo -

O aumento dos investimentos deste setor, que gera hoje um volume de energia equivalente a quase metade do que o Mato Grosso do Sul necessita para abastecer todas as classes de consumo, que vão da residencial à industrial, será potencializado com a nova política que a Enersul está adotando para a compra de energia.

A empresa, que presta serviço de distribuição em 74 dos 79 municípios do Estado, vai abrir uma oportunidade para aumentar seus contratos de compra de energia a partir de gerações localizadas no Estado. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado. Para isso, a Enersul decidiu fazer aquisição das gerações locais, gerando oportunidade de benefícios às empresas locais.

Em lugar de procurarem, por exemplo, clientes livres, como fazem hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica-CCEE, ficando sujeitas à flutuação de preços, a partir de agora, elas terão a garantia da destinação dessa produção e calendário de faturamento em função dos contratos.

São fatores que fortalecem o setor e criam perspectiva de crescimento do negócio e, consequentemente, mais oportunidade de trabalho. Pelos dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul-BIOSUL, este setor chega a gerar na época de safra quase 30 mil empregos.

Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 27 unidades de geração. Desse total, 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas que, em sua maioria, produzem energia a partir da queima do bagaço da cana de açúcar, são as chamadas usinas de biomassa.

A consolidação do processo necessita agora receber contribuições para o aprimoramento do edital da consulta pública para a compra da energia dessa modalidade de geração. A íntegra do aviso da consulta e a minuta do edital estão disponíveis no site da Concessionária pelo endereço eletrônico www.enersul.com.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Últimas Notícias

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes