Pular para o conteúdo
Geral

Fragmento de cometa encontrado na Terra pela primeira vez

Uma equipe de cientistas sul-africanos identificou pela primeira vez vestígios de um cometa que explodiu sobre o Egito ao entrar na atmosfera há 28 milhões de anos, informou nesta terça-feira a Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johannesburgo. Além de destruir toda forma de vida ao redor da região de impacto, a explosão causou um aumento […]
Arquivo -

Uma equipe de cientistas sul-africanos identificou pela primeira vez vestígios de um cometa que explodiu sobre o Egito ao entrar na atmosfera há 28 milhões de anos, informou nesta terça-feira a Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johannesburgo.

Além de destruir toda forma de vida ao redor da região de impacto, a explosão causou um aumento da temperatura da areia até os 2.000°C, o que provocou a formação de uma quantidade impressionante de cristal de silício amarelo, disperso em 6.000 km2 pelo Saara, destacou a fonte.

A peça central de um broche do faraó Tutancâmon que representa um escaravelho foi feita a partir desse cristal, assegura a universidade sul-africana.

Graças ao estudo de uma pedrinha preta misteriosa, encontrada em 1996 por um geólogo egípcio no interior de um pedaço de cristal de silício, a equipe de cientistas está convencida de ter encontrado “o primeiro exemplar conhecido do núcleo de um cometa e não só um tipo pouco comum de meteorito”.

Trata-se da “primeira prova de um cometa que entrou na atmosfera terrestre e explodiu”, destacou a universidade sul-africana, indicando que a pedrinha de 30 gramas tinha um “componente extraterrestre”.

“Contém 65% de carbono, enquanto os meteoritos contêm apenas 3% de carbono”, explicou à AFP o catedrático Jan Krammers, do departamento de Geologia da Universidade de Johannesburgo.

A explosão também deu origem a diamantes microscópicos. Os diamantes se formam quando o carbono é submetido a temperatura e pressão extremas.

Os cometas, que são bolas de gelo misturadas com poeira cósmica, “visitam sempre nossos céus”, explicou o professor David Block, citado no comunicado de Wits, onde chefia o laboratório de poeira cósmica. Mas nunca antes na história da matéria tinha sido encontrado um cometa sobre a terra”.

Até o momento só tinha sido identificada poeira rica em carbono no gelo do Ártico ou partículas de poeira microscópicas na alta atmosfera.

“A Nasa e a ESA (n.r: Agência Espacial Europeia) gastaram bilhões de dólares para recolher alguns miligramas de material de cometa na terra e agora temos um enfoque novo (…) para estudar este material sem gastar bilhões de dólares para buscá-lo”, ironizou Kramers.

“Os cometas contêm a chave que permite compreender a formação do nosso Sistema Solar, e esta descoberta nos oferece uma ocasião sem precedentes para estudar o material dos cometas de primeira mão”, destacou Block.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump

Brasil

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

João Vitor Xavier confessou que foi autor dos disparos que atingiram o policial

Política

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023