Pular para o conteúdo
Geral

Fragmento de cometa encontrado na Terra pela primeira vez

Uma equipe de cientistas sul-africanos identificou pela primeira vez vestígios de um cometa que explodiu sobre o Egito ao entrar na atmosfera há 28 milhões de anos, informou nesta terça-feira a Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johannesburgo. Além de destruir toda forma de vida ao redor da região de impacto, a explosão causou um aumento […]
Arquivo -

Uma equipe de cientistas sul-africanos identificou pela primeira vez vestígios de um cometa que explodiu sobre o Egito ao entrar na atmosfera há 28 milhões de anos, informou nesta terça-feira a Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johannesburgo.

Além de destruir toda forma de vida ao redor da região de impacto, a explosão causou um aumento da temperatura da areia até os 2.000°C, o que provocou a formação de uma quantidade impressionante de cristal de silício amarelo, disperso em 6.000 km2 pelo Saara, destacou a fonte.

A peça central de um broche do faraó Tutancâmon que representa um escaravelho foi feita a partir desse cristal, assegura a universidade sul-africana.

Graças ao estudo de uma pedrinha preta misteriosa, encontrada em 1996 por um geólogo egípcio no interior de um pedaço de cristal de silício, a equipe de cientistas está convencida de ter encontrado “o primeiro exemplar conhecido do núcleo de um cometa e não só um tipo pouco comum de meteorito”.

Trata-se da “primeira prova de um cometa que entrou na atmosfera terrestre e explodiu”, destacou a universidade sul-africana, indicando que a pedrinha de 30 gramas tinha um “componente extraterrestre”.

“Contém 65% de carbono, enquanto os meteoritos contêm apenas 3% de carbono”, explicou à AFP o catedrático Jan Krammers, do departamento de Geologia da Universidade de Johannesburgo.

A explosão também deu origem a diamantes microscópicos. Os diamantes se formam quando o carbono é submetido a temperatura e pressão extremas.

Os cometas, que são bolas de gelo misturadas com poeira cósmica, “visitam sempre nossos céus”, explicou o professor David Block, citado no comunicado de Wits, onde chefia o laboratório de poeira cósmica. Mas nunca antes na história da matéria tinha sido encontrado um cometa sobre a terra”.

Até o momento só tinha sido identificada poeira rica em carbono no gelo do Ártico ou partículas de poeira microscópicas na alta atmosfera.

“A Nasa e a ESA (n.r: Agência Espacial Europeia) gastaram bilhões de dólares para recolher alguns miligramas de material de cometa na terra e agora temos um enfoque novo (…) para estudar este material sem gastar bilhões de dólares para buscá-lo”, ironizou Kramers.

“Os cometas contêm a chave que permite compreender a formação do nosso Sistema Solar, e esta descoberta nos oferece uma ocasião sem precedentes para estudar o material dos cometas de primeira mão”, destacou Block.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla se esconde em shopping da Afonso Pena com moto roubada, mas acaba presa

Homem é preso por ameaçar clientes em Dourados e roubar pote de sorvete

VÍDEO: Chuva de 15 minutos é suficiente para alagar rua e causar confusão em Campo Grande

PGR pede condenação dos réus do núcleo de desinformação do golpe

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

Professor do Joaquim Murtinho dá aulas de Vôlei há mais de 30 anos e vibra com Supercopa na Capital

Casal ‘elo’ de esquemas de corrupção faturou R$ 8,7 milhões em contratos com prefeituras de MS

Assassino, estrangeiro é preso pela Polícia Federal em shopping de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem oito trechos interditados nesta terça-feira

Além das interdições, 19 trechos da BR-163 operam em sistema 'Pare e Siga'

Cotidiano

Família cria ‘Vakinha’ para comprar cama hospitalar para idoso com câncer terminal

Adelir não consegue se movimentar, e filhos precisam realizar os cuidados médicos na cama

Famosos

Como assim? Ana Castela nega namoro e esclarece status de romance com Zé Felipe

Não é namoro? Ana Castela abriu o coração e deu detalhes do relacionamento com Zé Felipe

Política

Segue à sanção projeto de lei que moderniza processos administrativos em MS

Projeto do Poder Executivo foi aprovado em segunda votação