Forte onda de frio provoca neve em mais de 50 cidades do Brasil

Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso a mais de 50 cidades da região Sul do Brasil na manhã desta terça-feira (23). Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 30 cidades. Já no Rio Grande do Sul, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso a mais de 50 cidades da região Sul do Brasil na manhã desta terça-feira (23).

Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 30 cidades. Já no Rio Grande do Sul, por enquanto, apenas moradores de dez municípios viram neve nesta manhã: Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caçapava do Sul, Santiago, Encruzilhada do Sul e Júlio de Castilhos.

A forte onda de frio causou neve na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, o que não era visto há mais de 38 anos, segundo os meteorologistas.

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Por volta das 10h de hoje, o órgão aumentou a contagem após alguns bairro da capital Curitiba também presenciarem a chuva congelada com incidência de pequenos flocos.

“Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já a chuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando “bolinhas” duras semelhantes ao granizo, que “quicam” ao bater no solo”, explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)