Pular para o conteúdo
Geral

Florianópolis testa ônibus em que passageiro pode carregar bicicletas

Em busca de alternativas que estimulem a troca do carro pelo transporte público, Florianópolis experimenta desde o início desta semana um tipo de ônibus que permite ao passageiro carregar bicicletas. O modelo trafega em uma das maiores linhas da cidade, entre o Centro e o Norte da Ilha, com passagem pelo campus da Universidade Federal […]
Arquivo -

Em busca de alternativas que estimulem a troca do carro pelo transporte público, Florianópolis experimenta desde o início desta semana um tipo de ônibus que permite ao passageiro carregar bicicletas.

O modelo trafega em uma das maiores linhas da cidade, entre o Centro e o Norte da Ilha, com passagem pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os usuários serão ouvidos até o fim de novembro para dizer o que acharam da novidade e fazer sugestões.

Construído pela Volvo e operado pela empresa Canasvieiras, o ônibus tem capacidade para 150 pessoas e três bicicletas.

O suporte para elas fica na parte traseira do coletivo. A bicicleta é transportada em pé, com as rodas coladas na traseira do ônibus, em uma posição parecida com os dos bicicletários de prédios. Os passageiros-ciclistas devem entrar pela porta de trás, prender a bicicleta e ir até a frente do ônibus, onde fica o cobrador, para pagar a passagem –para os demais usuários o embarque é pela porta dianteira.

A empresa Canasvieiras informou que os testes têm mostrado que o embarque nos terminais é mais ágil e seguro que nas paradas ao longo do caminho porque, em média, são necessários quatro minutos para prender a bicicleta.

A Canasvieiras quer saber se há risco em o motorista seguir a viagem antes de a bicicleta ser presa, e quanto tempo se perderá se precisar esperar o passageiro prendê-la no suporte.

MOBILIDADE

O transporte coletivo em Florianópolis tem 170 linhas e diariamente leva 200 mil passageiros, segundo o presidente do sindicato das empresas, Valdir Gomes.

O ônibus em teste é usado por menos de 5% desse total. A capital catarinense tem 433 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma frota de 307 mil veículos, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detrab) –média de um veículo para cada 1,4 pessoa.

Também circulam na cidade milhares de motoristas de municípios vizinhos, que nos horários de pico levam até uma hora e meia para chegar a Florianópolis.

Por dia, segundo o governo local, cerca de 180 mil motoristas cruzam as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, os dois únicos acessos por terra à capital catarinense.

Prefeitura e governo do Estado trabalham em projetos como a reabertura da ponte Hercílio Luz, o maior cartão-postal do Estado, fechada para o tráfego desde os anos 1980.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças