Pular para o conteúdo
Geral

Fipe reduz projeção do IPC para de junho em SP

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, promoveu nesta terça-feira, 25, forte revisão para baixo para a inflação de junho na capital paulista. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ele disse que a estimativa da taxa passou de 0 50% para 0,39%, em […]
Arquivo -

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, promoveu nesta terça-feira, 25, forte revisão para baixo para a inflação de junho na capital paulista. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ele disse que a estimativa da taxa passou de 0 50% para 0,39%, em virtude, principalmente, do cenário dos grupos alimentação e transportes.

Nesta terça-feira, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou que o IPC da terceira quadrissemana de junho registrou inflação de 0,30%. O resultado representou aceleração ante a taxa de 0,18% da segunda quadrissemana, mas ficou dentro do que era esperado pelo instituto (0,33%). A revisão promovida por Costa Lima tem ligação com o panorama atual favorável da alimentação e com o cenário melhor do que o esperado anteriormente para o grupo transportes, depois que a prefeitura da cidade de e o governo do Estado revogaram os reajustes nas tarifas de ônibus, metrô e trens.

Para o primeiro grupo, a projeção de alta da Fipe para junho passou de 0,35% para 0,05%. Para o grupo transportes, a estimativa de elevação passou de 1,39% para 1,02%. “Já faríamos uma revisão para baixo na previsão do IPC, mesmo que não houvesse o cancelamento do aumento nas tarifas”, enfatizou o coordenador. “A alimentação continua surpreendendo em um nível baixo”, justificou.

Na terceira quadrissemana, o grupo dos alimentou ampliou a variação de queda para 0,14%, ante baixa anterior de 0,04%. O principal motivo para esse recuo foi o expressivo declínio nos preços dos produtos in natura, de 1,71%, ante variação negativa de 0,76% na segunda quadrissemana.

Para o fim do mês, a Fipe continua aguardando a migração da alimentação para o terreno de altas, mas em um nível próximo da estabilidade. “A sazonalidade vem ajudando o grupo”, disse Costa Lima.

Quanto à parte de transportes, que subiu 0,85% na terceira quadrissemana, apesar da revogação dos reajustes, a população paulistana conviveu com o aumento das tarifas durante praticamente três semanas em junho. E isso é captado pelo IPC deste mês, que só será aliviado pela revogação na última semana.

Para julho, a Fipe espera um grande alívio na inflação, com a medida do cancelamento. Em um cálculo preliminar, mas não oficial, Costa Lima disse que a taxa do IPC do próximo mês deverá ficar entre zero e 0,10%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motta manobra e Câmara aprova voto secreto na PEC da Blindagem

bela vista

Após denúncia de diárias para festas, Prefeitura regulamenta concessão de benefício em Bela Vista

CEU/ABC avança em primeiro na Taça Brasil de Futsal Sub-14; Escolinha Pelezinho é eliminada

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

jacaré acaba com sucuri 2

Deu ruim: jacaré acaba com a raça de sucuri que tentou ‘amarrar’ sua boca no Pantanal

Últimas Notícias

Mundo

Charles III recebe Trump com pompa em inédita 2ª visita de Estado do americano ao Reino Unido

Visita de Trump ao Castelo de Windsor foi marcada por bajulações e protestos

Política

Câmara aprova nova regra para PEC da Blindagem e deputados de MS se dividem; confira votos

Texto base foi aprovado pelos deputados anteriormente

Cotidiano

Piloteiro percorre Rio Paraguai por quase 3h e garante aposentadoria

Atendimento é oferecido pela ação da Justiça Itinerante que segue na região até sexta-feira

Transparência

Prefeito afastado após escândalo de corrupção em Terenos tem pedido de liberdade negado

Dos 16 presos, apenas uma empreiteira foi para prisão domiciliar para cuidar dos filhos pequenos