Pular para o conteúdo
Geral

Figueiró questiona alta carga tributária sobre produção agropecuária

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) se associou às observações do advogado tributarista de Mato Grosso do Sul, Wilson Loubert, e reclamou da carga tributária abusiva, que já chegou a 35,31% do PIB, segundo dados recentes da Receita Federal. Figueiró informou que o produtor rural é penalizado pela alta tributação. “As empresas rurais, como as sociedades […]
Arquivo -

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) se associou às observações do advogado tributarista de Mato Grosso do Sul, Wilson Loubert, e reclamou da carga tributária abusiva, que já chegou a 35,31% do PIB, segundo dados recentes da Receita Federal.

Figueiró informou que o produtor rural é penalizado pela alta tributação. “As empresas rurais, como as sociedades agropecuárias, estão obrigadas a arcar com quase 10% sobre sua receita bruta, sobre tudo o que produzem – e isso apenas a título de PIS e de COFINS, pois ainda são obrigadas a pagar o imposto de renda, o ITR, o “Funrural”, o ICMS para os Estados e as contribuições ao INCRA, ao SENAR e à CNA. Como se vê, é um fardo insuportável”.

Bitributação

Figueiró também classificou o Funrural como um problema “seríssimo”. Ele explicou que o Funrural foi criado para servir de fundo para a aposentadoria dos produtores e trabalhadores rurais. “Hoje, boa parte da Previdência dos trabalhadores urbanos vem sendo custeada pelo suor dos produtores rurais”.

Figueiró acredita que a classe produtora fica em desvantagem porque paga o INSS sobre o montante total da produção, enquanto os outros empresários contribuem para o INSS a partir de um percentual que pagam sobre os salários dos seus funcionários.

“Há uma bitributação dos rendimentos dos produtores rurais. O que a Constituição Federal determina é que somente o pequeno produtor rural, justamente por explorar sua atividade no regime de economia familiar, sem o auxílio de empregados, está obrigado a contribuir a partir de um percentual sobre sua produção. Jamais quis o constituinte que os médios e grandes produtores rurais fossem obrigados – como vem acontecendo na atualidade – a recolher o “Funrural” com base na produção, e não na folha de salários”.

Segundo Figueiró, os agricultores e os pecuaristas estão compelidos a arcar com 2,3% sobre o total bruto produzido, percentual que vem se somar aos já pesados custos e despesas que os produtores têm com financiamentos, insumos, equipamentos, entre outros. Embora o Supremo Tribunal Federal já venha se posicionando desde 2010 contra essa cobrança indevida, o tema ainda é objeto de várias batalhas nos tribunais entre a Fazenda Nacional e os produtores. “Não faz sentido que se continue a cobrar, compulsoriamente, um tributo que é um exemplo claro de dupla contribuição”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação no Paraguai ‘derruba’ centro de processamento de maconha destinada ao Brasil

Justiça Federal manda soltar suspeito de tráfico de drogas preso em operação em Ivinhema

Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

moreninhas

VÍDEO: Incêndio visto a distância assusta moradores das Moreninhas

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Sophie Charlotte ‘surta’ com figurantes durante gravações de Três Graças, diz colunista

Últimas Notícias

Política

‘Governo federal precisa agir rápido’, diz Lucas de Lima sobre tarifaço de Trump

Consequências das medidas unilaterias de Trump chegaram a MS e frigoríficos decidiram suspender as exportações de carne para os EUA

Polícia

Esposa encontra marido sem vida em MS

Esposa ouviu um disparo de arma de fogo e encontrou o marido morto

Brasil

Haddad: 90% do decreto do IOF é incontroverso

Impasse está nas operações de risco sacado, segundo o ministro

MidiaMAIS

Leve a ‘amiga’: Bioparque convoca população para celebrar o dia da cobra

Visitantes interessados podem tocar na pele das cobras e participar de outras atividades