Pular para o conteúdo
Geral

Festival América do Sul divulga programação completa

Faltando 20 dias para o início do Festival que reúne, em Corumbá, grandes expressões artísticas e culturais dos países da América do Sul, a programação completa do evento foi divulgada pelos organizadores. Serão cinco dias em que as mais diversas atrações artísticas ganharão destaques em vários pontos da cidade que formam o circuito do Festival, […]
Arquivo -

Faltando 20 dias para o início do Festival que reúne, em , grandes expressões artísticas e culturais dos países da América do Sul, a programação completa do evento foi divulgada pelos organizadores. Serão cinco dias em que as mais diversas atrações artísticas ganharão destaques em vários pontos da cidade que formam o circuito do Festival, que engloba principalmente a avenida General Rondon, praça Generoso Ponce, Jardim da Independência e locais no Porto Geral de Corumbá, como o Moinho Cultural Sul-Americano, o Teatro de Arena (orla) e o Centro de Convenções Miguel Gomez.

O Festival América do Sul (FAS) completa 10 edições este ano e traz como grande homenageado o rio Paraguai, o que gerou o slogan “Venha Navegar no Rio das Artes”. Cinco nomes que têm suas vidas intimamente ligadas às águas do Paraguai foram escolhidos para serem homenageados. São eles: João de Arruda Pinheiro, Wilson de Oliveira, Josefina Alves Ribeiro (in memoriam), Ivone Torres Moraes e Rubén Bareiro Saguier.

Logo após a cerimônia de abertura oficial, no dia 1º de maio, e a entrega de homenagens, marcadas para as 19 horas, no Palco das América, na praça Generoso Ponce, o sanfoneiro Wilson de Oliveira, um dos homenageados desta edição, abrirá os shows musicais do evento. Na sequência, o cantor e compositor, Geraldo Espíndola, ícone da música sul-mato-grossense com mais de 40 anos de carreira e mais de 500 obras musicais, se apresenta no mesmo palco. Encerrando a noite musical, um grupo de sambistas do melhor quilate. Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela e Adilson Bispo trazem para Corumbá o espetáculo “Os Bambas do Samba”, com um repertório de sucessos e sambas-enredos.

No dia 1º também serão abertos ao público, o Pavilhão dos Países com as exposições do “Espaço dos Homenageados” e a “Feira de Artesanato”, com representações, além do Brasil, de Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina.

Já no Centro de Convenções, no Porto Geral, inicia-se, às 20 horas, a visitação à exposição “Entripóvus”, do artista plástico corumbaense Daltro. São onze telas em acrílico, representando a dinâmica arquetípica dos povos Latino-Americanos, das raízes Ameríndia, Africana e Europeia.

O mesmo espaço, também sediará a exposição fotográfica “América do Sul: Paisagens e Fragmentos”, do jornalista e fotógrafo sul-mato-grossense Marco Miatelo. Para a mostra, ele selecionou fotos que retratam hábitos, costumes, paisagens, o povo, enfim, as belezas naturais e da cultura de cinco países sul-americanos: Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.

A programação completa ainda inclui atividades de teatro, dança, literatura e oficinas de fotografia, reuniões como a do Conselho Gestor do Geopark -Pantanal. A programação, apesar de divulgada, pode sofrer alterações para acomodar todas as atrações, conforme a dinâmica do evento, segundo esclareceu a Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma das realizadoras do evento. Confira a programação completa clicando aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Prefeitura anuncia fim da situação de emergência na saúde em Campo Grande

Guias de licenciamento do Detran/MS não serão mais enviadas por Correios a partir de agosto

VÍDEO: Atentado contra brasileiro foi flagrado por câmeras de segurança na fronteira

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

VÍDEO: Cabine de caminhão prancha fica destruída após incêndio em Rio Verde

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

Em jogo decisivo, quem vencer garante vaga na grande final contra a Colômbia

MidiaMAIS

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Ator experimenta culinária e turismo de Bonito com esposa e filhos

Cotidiano

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Caso aconteceu no Terminal General Osório, na linha 212

Cotidiano

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025