A Polícia Federal e a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá fizeram uma batida no início da noite de ontem na Prefeitura de Corumbá, pela Operação Cornucópia, e levou inúmeros computadores do local. A investigação é sobre suposta fraude nas folhas de pagamentos e empréstimos, com prejuízo estimado em R$ 5 milhões. 

De acordo com o site Diário Corumbaense, um grupo de funcionários do setor de recursos humanos estaria aumentando a margem consignável para a contratação de empréstimos aos servidores dos municípios.

Após liberados os recursos pelos bancos, os valores eram sacados integralmente e tinham de ser repassados aos organizadores. As apurações iniciais dão conta de que os empréstimos consignados eram todos pagos com verba pública não devida aos funcionários, e que teriam o envolvimento de cerca de 100 pessoas.

Segundo informações da Polícia Federal, como apurou o Diário, também há mandados de prisão. O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, disse ao Midiamax que irá se pronunciar apenas depois da coletiva de imprensa que será feita na cidade, às 10h, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público para repassar as informações da operação.

“Eu também não tenho muitas informações. Vou esperar a Polícia se manifestar primeiro e aí sim eu falo. Mas a princípio, estou sabendo que a investigação é para apurar fatos ocorridos na administração anterior a minha”, esclareceu Duarte.