Pular para o conteúdo
Geral

Exposição na UFGD mostra a diversidade de formigas e insetos de MS

Uma exposição interativa montada na Universidade Federal da Grande Dourados mostra a diversidade de formigas e insetos de Mato Grosso do Sul. A exposição “Abrindo os olhos para a diversidade de insetos do Centro-Oeste” está montada no hall de entrada da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD), pronta […]
Arquivo -

Uma exposição interativa montada na Universidade Federal da Grande mostra a diversidade de formigas e insetos de Mato Grosso do Sul.

A exposição “Abrindo os olhos para a diversidade de insetos do Centro-Oeste” está montada no hall de entrada da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD), pronta para receber a visita de grupos escolares e de quem tiver interesse em conhecer mais sobre a importância dos insetos no meio ambiente.

A exposição conta com 40 fotografias que ampliam o universo das formigas e mostram como é a vida desses insetos. As imagens refletem os quatro principais afazeres das formigas: morar, cuidar, explorar e comer. Quem visita a exposição ainda pode interagir com vídeos e fotografias apresentadas através de projeção em tela interativa, ou ainda ver insetos milimétricos ampliados em estereomicroscópios.

O curador da exposição é o Prof. Dr. Rogério Silvestre, professor de Ecologia e de Evolução da FCBA e do Programa de Pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da UFGD e as fotografias são de autoria de Paulo Robson de Souza, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“É uma exposição com textos divertidos, uma linguagem que proporciona interação com o público. Vai chamar muita atenção das crianças, pois tivemos cuidado de colocar exemplares coloridos e legendas explicativas com texto fácil e criativo. Várias caixas entomológicas expostas mostram a diversidade de moscas, besouros, abelhas, vespas, borboletas, gafanhotos, percevejos e das formigas. Nosso objetivo vai de encontro com os esforços do CNPq, que busca cada vez mais popularizar a ciência, levar os resultados das pesquisas científicas a conhecimento da população brasileira”, destaca o professor Paulo.

Essa exposição foi financiada pelo CNPq dentro do edital de Museus de 2009. Os colaboradores da exposição trabalharam por dois anos na montagem dos painéis e selecionando as fotos a partir de um acervo com mais de duas mil fotografias sobre a biodiversidade feitas pelo Prof. Paulo Robson e pelos alunos do Laboratório de Ecologia de Hymenoptera- HECOLAB. A exposição contribui para que os visitantes identifiquem a grande variedade da vida e a importância de preservarmos essa biodiversidade para as futuras gerações e para a qualidade do meio ambiente. “A verdadeira beleza está na diferença entre as coisas e a paisagem está nos olhos”, comenta o prof. Rogério.

Professores e professoras que tiverem interesse em levar estudantes para conhecer a exposição podem entrar em contato através dos telefones 3410-2190 e 3410-2224 e por e-mail: [email protected] e agendar uma visita orientada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Últimas Notícias

Sem Categoria

Acidente de carro na Avenida Marcelino Pires deixa casal ferido em Dourados

Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros foram acionadas

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia