Pular para o conteúdo
Geral

Excesso de partidas no Maracanã preocupa Comitê Organizador Local

O excesso de jogos no Maracanã e o seu efeito no gramado para a Copa-2014 preocupa o COL (Comitê Organizador Local). A questão é que o comitê não tem como interferir diretamente na arena porque a Odebrecht é a responsável pela operação do local. A única forma de minimizar o problema é com orientações, e […]
Arquivo -

O excesso de jogos no Maracanã e o seu efeito no gramado para a Copa-2014 preocupa o COL (Comitê Organizador Local). A questão é que o comitê não tem como interferir diretamente na arena porque a Odebrecht é a responsável pela operação do local. A única forma de minimizar o problema é com orientações, e parcerias por meio da CBF.

Pior, o estádio do já causa apreensão no comitê porque adotou o gramado por rolo, em vez da plantação por muda recomendada pela Fifa. Existe uma opinião dentro do COL de que os estádios que utilizaram esse tipo de plantio não terão as condições ideias para a Copa, como as outras oito arenas que fizeram o enraizamento no local.

Até a semana passada, foram 37 partidas em apenas um semestre no Maracanã, um número que estádios europeus recebem em toda uma temporada. A grama nas grandes áreas já teve que se trocada, embora a concessionária alegue que este procedimento já estava previsto anteriormente.

“Sabemos que teve uma carga grande. O estádio não está sob nossa posse até 21 dias antes do Mundial. Temos parceria com os administradores e a CBF para que se possa ajustar a quantidade de jogos e se chegar a excelência na Copa”, explicou o diretor de competições do COL, Frederico Nantes.

Não houve um pedido formal do comitê para reduzir o número de partidas no estádio no próximo semestre. Até porque será difícil exigir isso da administradora Maracanã S/A já que ela lucra mais conforme há mais partidas.

Haverá uma diminuição natural porque o Estado tem menos jogos na arena do que o Brasileiro. Confrontos contra times menores devem ser deslocados para outros lugares, com custo menor. Mas, se Flamengo e Botafogo se classificarem a Libertadores, também pode haver uma carga de partidas dessa competição para sobrecarregar o estádio.

Em relação aos outros estádios, o COL já enviou um ofício em que pede que os gramados sejam preservados da colocação de estruturas provisórias para a realização de shows. Ainda houve instruções, no seminário sobre gramados nesta quarta-feira em , sobre procedimentos de como preservar os campos.

Outra preocupação é com o Estádio Mané Garrincha, que apresentou péssimas condições na Copa das Confederações. Houve orientações sobre a instalação de fibras sintéticas e melhor iluminação para incremento das condições atuais. Pelo menos, por lá, não há excesso de jogos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pavimentação

Drenagem e asfalto nas ruas de Rio Verde irão custar R$ 15,89 milhões

Pedreiro fica ferido após parede cair durante obra no Novos Estados, em Campo Grande

Investigação mira desvio de função com servidora da educação de Rio Brilhante

‘Para, pai’: Homem é preso após esfaquear esposa em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gerson aposentados presidente alems assembleia carne

‘Precisa sair do debate político ideológico’, avalia Gerson Claro sobre suspensão de carne para os EUA

Últimas Notícias

Famosos

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

Investigador paranormal, Dan Rivera viajava com Annabelle, a boneca mal-assombrada, quando morreu misteriosamente; entenda

Cotidiano

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Fundação alega que pagam os valores em até 30 dias

Brasil

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Procurador-geral da República propôs somente redução das penas

Opinião

Lições de honestidade de meu velho Pai

Wilson Aquino*