Geral

Ex-presidentes viajarão com Dilma para funeral de Nelson Mandela

A presidente Dilma Rousseff vai ao funeral do líder africano Nelson Mandela acompanhada de todos ex-presidentes do Brasil vivos. José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados e aceitaram viajar à África do Sul. As informações são do Blog do Planalto. Esta será a primeira vez […]

Arquivo Publicado em 07/12/2013, às 17h57

None

A presidente Dilma Rousseff vai ao funeral do líder africano Nelson Mandela acompanhada de todos ex-presidentes do Brasil vivos.


José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados e aceitaram viajar à África do Sul. As informações são do Blog do Planalto.


Esta será a primeira vez que os cinco se reúnem para um evento internacional. Eles se encontraram pela última vez na posse dos integrantes da Comissão da Verdade, em maio de 2012, em Brasília.


No início de dezembro, Dilma já os havia convidado para receber o corpo do ex-presidente João Goulart em Brasília, onde os restos mortais de Jango estão sendo periciados. Na ocasião, apenas Fernando Henrique não participou porque se recuperava de uma diverticulite.


Em 2005, foi a vez de Fernando Collor não ir ao funeral do papa João Paulo 2º, no Vaticano. Na ocasião, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco (morto em 2011) e José Sarney acompanharam o então presidente Lula.


Para o último adeus a Mandela, a comitiva presidencial embarca às 12h da próxima segunda-feira (9), do Rio de Janeiro. Antes, Dilma participa de um evento na capital fluminense com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.


O corpo do ex-presidente da África do Sul será velado por três dias em Pretória. O caixão será levado do necrotério militar onde foi embalsamado à sede da Presidência, os Union Buildings, onde ficará em uma capela.


Mandela morreu na noite de quinta (5), aos 95 anos, após complicações provocadas por um histórico de infecções pulmonares.

Jornal Midiamax