Um tribunal paquistanês ordenou nesta segunda-feira a libertação sob fiança do ex-presidente Pervez Musharraf, em prisão domiciliar há mais de seis meses por várias acusações.

O tribunal do distrito de Islamabad ordenou a liberdade após o pagamento de fiança no caso de um ataque violento a uma mesquita, o único que mantinha o ex-presidente em prisão domiciliar.

No entanto, o ex-militar de 70 anos provavelmente se verá obrigado a permanecer em sua mansão na periferia de Islamabad, onde está em prisão domiciliar desde abril, por sérias ameaças contra sua vida.

O nome de Musharraf está na lista do ministério do Interior de “controle de saídas”, o que significa que não pode deixar o Paquistão sem a aprovação do governo.

O juiz Wajid Ali aprovou a fiança com a condição de que Musharraf pague 200.000 rupias (2.000 dólares).

O general da reserva foi detido no mês passado em um caso relacionado com a violenta operação das forças de segurança na Mesquita Vermelha de Islamabad em 2007, um dia depois de ter obtido a liberdade sob fiança no último dos três principais casos relacionados ao seu período no poder (1999-2008).