Geral

EUA querem nova proposta sobre programa nuclear iraniano

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou ao governo do Irã para que apresente novas propostas de negociação sobre o programa nuclear desenvolvido no país. O pedido ocorre a alguns dias da retomada das discussões em Genebra, na Suíça. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional que desconfia […]

Arquivo Publicado em 07/10/2013, às 10h06

None

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou ao governo do Irã para que apresente novas propostas de negociação sobre o programa nuclear desenvolvido no país. O pedido ocorre a alguns dias da retomada das discussões em Genebra, na Suíça. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional que desconfia da fabricação de armas. As autoridades iranianas negam as suspeitas.


Segundo Kerry, há uma sugestão em curso do grupo de negociadores para que o Irã apresente uma nova proposta sobre o programa. O assunto foi discutido em Almaty (Cazaquistão). “[Mas] não penso que o Irã vá responder à mesma [proposta]”, disse o secretário de Estado durante o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), na ilha indonésia de Bali.


“[É necessário] uma série de propostas do Irã que revelem plenamente como o país poderá mostrar ao mundo que o seu programa é pacífico”, disse Kerry em entrevista coletiva ao lado do chanceler russo Serguei Lavrov.


No mês passado, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (Estados Unidos), o presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que o programa nuclear iraniano é pacífico e não representa ameaça ao mundo. Segundo ele, o desenvolvimento do programa será mantido. Porém, ele avisou que as armas de destruição e nucleares “jamais terão lugar no Irã”.

Jornal Midiamax