EUA: emenda que impede visto de imigração a brasileiros vai à votação

Ao votar, nesta quarta-feira, 22, a lei para o financiamento do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos para o ano fiscal de 2014, a Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados aprovou uma emenda que proíbe a destinação de recursos para a concessão de vistos de imigração requeridos por brasileiros. De autoria do deputado […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ao votar, nesta quarta-feira, 22, a lei para o financiamento do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos para o ano fiscal de 2014, a Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados aprovou uma emenda que proíbe a destinação de recursos para a concessão de vistos de imigração requeridos por brasileiros.

De autoria do deputado democrata Tim Ryan, de Ohio, a emenda tem como objetivo pressionar o governo brasileiro a extraditar, para os EUA, a brasileira Claudia Hoerig, para que ela seja julgada pelo assassinato de seu marido, o piloto Karl Hoerig, major da reserva da Força Aérea americana. O plenário da Câmara deverá votar a lei em junho.

Segundo o site do jornal The Hill, especializado na cobertura do Congresso americano, a medida, se efetivamente entrar em vigor, afetaria só os vistos de imigração – os vistos para turistas ou para trabalhadores temporários não seriam alcançados pela emenda Ryan.

O caso Hoerig é uma das bandeiras de Ryan. O site do deputado informa que, desde 2007, ele escreveu várias cartas a autoridades brasileiras e americanas pedindo ajuda na luta para que Claudia Hoerig seja julgada nos EUA. Claudia deixou o país em 12 de março de 2007.

Conteúdos relacionados