Estudo diz que 10% das conexões fixas de banda larga foram atacadas
Cerca de 10% das conexões fixas de banda larga e 0,5% dos telefones celulares foram objetos de ataques de vírus ou de programas de espionagem no último trimestre, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela “Kindsight”, que adverte sobre um “forte aumento” destes tipos de riscos. O fabricante franco-americano de equipamentos de telecomunicações Alcatel Lucent, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 10% das conexões fixas de banda larga e 0,5% dos telefones celulares foram objetos de ataques de vírus ou de programas de espionagem no último trimestre, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela “Kindsight”, que adverte sobre um “forte aumento” destes tipos de riscos.
O fabricante franco-americano de equipamentos de telecomunicações Alcatel Lucent, casa matriz da Kindsight, destacou em comunicado que nesse período, 6% das redes domésticas sofreram ameaças de “alto nível” como “bots”, programas furtivos, vírus bancários de tipo troiano e outros que infectam os equipamentos, programas e aplicações.
O “mais virulento” foi o ZeroAccess, que infectou 0,8% dos usuários de banda larga.
Quanto aos dispositivos móveis, os mais atacados foram os que contam com o sistema Android e os computadores portáteis com Windows, bem diretamente conectados a um telefone, bem com um USB ou com uma rede wifi.
Uma porta-voz da Alcatel Lucent disse que os computadores com o sistema da Apple, assim como os iPhone receberam muito menos agressões.
Os especialistas da Kindsight também incorporaram ao estudo informações sobre a multiplicação de programas de espionagem nos dispositivos móveis.
Seu diretor, Kevin McNamee, contou que a empresa tinha desenvolvido um protótipo de programa de espionagem telefônico que pode ser introduzido em “quase qualquer aplicação de Android”.
Uma vez introduzido, desde um posto de comando em linha à distância ou pirata, é possível localizar o telefone, carregar as listas de contatos e as informações pessoais que contém, interceptar e enviar mensagens, gravar conversas e tirar fotografias.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Idoso atropelado em avenida de Sidrolândia morre em hospital
A vítima foi atropelada nesta quinta-feira
Traficantes tentam enviar drogas pelos Correios e mercadoria é apreendida em ação conjunta com a GCM
As caixas e os entorpecentes foram encaminhados para a DENAR
Homem causa tumulto com uma série de furtos em assentamento no interior de MS
Até um trator foi furtado pelo homem
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.