Esforço fiscal ajuda a controlar inflação, diz diretor do BC
Quanto mais esforço fiscal melhor para controlar a inflação. Essa é a avaliação do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo. “Superávit primário [economia para o pagamento de juros da dívida pública] ideal não existe. De qualquer maneira, do ponto de vista da nossa atividade, quanto mais a política monetária [controle […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quanto mais esforço fiscal melhor para controlar a inflação. Essa é a avaliação do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo.
“Superávit primário [economia para o pagamento de juros da dívida pública] ideal não existe. De qualquer maneira, do ponto de vista da nossa atividade, quanto mais a política monetária [controle da inflação] for apoiada pela política fiscal, melhor para a inflação”, disse o diretor, que apresentou hoje (20) o Relatório de Inflação.
O diretor reforçou que que a política fiscal caminha da posição expansionista (estímulos à economia, com aumento de gastos públicos) para a de neutralidade. A redução de gastos do governo ajuda no combate à inflação.
No relatório, o BC avalia o efeito do esforço fiscal sobre a dívida pública. O BC reforça que “diferentemente do ocorrido quando a solvência do setor público era motivo de preocupação, hoje não se faz necessária a geração de superávit primário de ampla magnitude”.
Entretanto, Araújo destaca que “superávits primários em patamares próximos à média dos gerados em anos mais recentes são necessários para manter a dívida pública em trajetória sustentável”. O BC acrescentou que com a redução do custo de financiamento da dívida pública haveria repercussões favoráveis sobre o custo de capital de modo geral. E isso estimula o investimento privado no médio e no longo prazo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.