Entenda os principais golpes do MMA
O vale-tudo está assumindo o papel que sempre foi do boxe: o de luta mais popular do planeta (opa, “vale-tudo”, não: MMA – Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês). E não é à toa: a modalidade combina os golpes mais eficientes na arte de fazer com que cérebros se choquem com caixas cranianas. Arremesso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O vale-tudo está assumindo o papel que sempre foi do boxe: o de luta mais popular do planeta (opa, “vale-tudo”, não: MMA – Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês). E não é à toa: a modalidade combina os golpes mais eficientes na arte de fazer com que cérebros se choquem com caixas cranianas.
Arremesso – Luta Greco-Romana
1. Enquanto uns gregos antigos criavam a filosofia, outros desenvolviam isso aqui: um golpe de luta greco-romana que atravessou os milênios. Quando o homem mau vier dar um soco, você desvia a cabeça, emenda uma passada rasteira para a frente e agarra as pernas dele.
2. A força que ele tinha posto no soco agora trabalha a seu favor. Uhu. O corpo dele se projeta para a frente. Mas você, com equilíbrio e classe, não deixa o inimigo cair. Pronto. É sua vez de ser cruel: você vai erguê-lo no ar.
3. Agora é girar o corpo do coleguinha 45 graus e jogá-lo no chão como se fosse um saco de cimento. Impacto nas costas: uma tonelada. O bom senso diz para nunca chutar um homem caído, a regra do UFC também.
4. Mas dar socos pode, enquanto o juiz não vier separar. A força de um soco nessa posição pode chegar a 900 kg, contra 300 kg de um normal. A gravidade faz a força. Mas essa história de poder socar gente deitada é a regra (ou falta de regra) mais criticada do MMA.
Chute do Anderson Silva – Karatê, capoeira e… Steven Seagal?
1. A história do golpe que nocauteou Vitor Belfort começou há 30 anos, no Japão, quando Steven Seagal dava aulas de artes marciais por lá. O astro de filmes de porrada, que também é mestre de aikidô, criou o golpe…
2. …E ensinou para o Spider. Isso é o que Steven Seagal e Anderson disseram. Papinho. O brasileiro assumiu depois que treina o chute desde sempre. Ele existe em todas as artes marciais.
3. O golpe é uma pancada com o peito do pé (não um pisão). A técnica ali é jogar uma nádega para a frente enquanto levanta a coxa. Isso amplia o alcance do chute. E a chance de pegar o adversário desprevenido.
Joelhada – Muay Thai
1. É o golpe mais brutal: a pancada pode chegar a 2,5 toneladas. Não por acaso, é o favorito de Anderson Silva, o campeão mundial dos pesos médios do Ultimate Fighting Championship, principal competição de MMA.
2. A força começa na perna de apoio. Vai crescendo ao passar pelos músculos dos quadris até se concentrar no joelho.
3. Tudo isso acontece enquanto você puxa a cabeça do outro como se não houvesse amanhã. Se pega de jeito, o resultado desse encontro explosivo será o que os médicos chamam de concussão severa. E o público, de nocaute.
Cotovelada – Muay Thai
1. Essa cotovelada não começa no braço, mas no pé de trás. Ele pressiona o chão, a força vai subindo pela perna, passa pelos quadris e por toda a musculatura das costas, como uma onda de energia, que só aumenta de tamanho.
2. Essa onda quebra na têmpora do adversário. Coitado: a pancada atinge até 300 HIC. Os nocautes acontecem com 250 HIC – sigla em inglês para “critério de lesões na cabeça”. Ou seja: cuidado, isso mata.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.