Com as fábricas afetadas pela estagnação na produção diante da fraca confiança de empresários, da perda de fôlego do consumo interno e de uma invasão de produtos importados, a indústria segue a tendência de perda de postos de trabalho.

De julho para agosto, o emprego no setor caiu 0,6% na série livre de influências sazonais (típicas de cada período), segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (10). Trata-se da quarta queda consecutiva nessa base de comparação e da mais intensa desde abril de 2009, quando o setor sentia os reflexos da crise global detonada no fim de 2008.

Nesses quatro meses, o emprego no setor acumula uma perda de 1,3%. Combalido mais recentemente pelos juros mais altos e o crédito caro e escasso, o emprego na indústria está perto de completar dois anos de retração.

Na comparação com agosto de 2012, houve queda de 1,3% na comparação com agosto de 2012. Foi o 23º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde dezembro (-1,4%).

Com esse resultado, o índice acumulado para os oito primeiros meses de 2013 registrou uma perda de 0,8%. Já taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, registrou retração de 1%.