Pular para o conteúdo
Geral

Emendas ao projeto do ICMS visam aproximar alíquotas

Sete emendas apresentadas no plenário do Senado por parlamentares ao projeto de resolução que reforma o ICMS buscam diminuir as disparidades das alíquotas diferenciadas do imposto em operações interestaduais aprovadas há duas semanas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Foram as mudanças feitas pelos senadores, sem aval da equipe econômica do governo, o […]
Arquivo -

Sete emendas apresentadas no plenário do Senado por parlamentares ao projeto de resolução que reforma o ICMS buscam diminuir as disparidades das alíquotas diferenciadas do imposto em operações interestaduais aprovadas há duas semanas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Foram as mudanças feitas pelos senadores, sem aval da equipe econômica do governo, o motivo principal da ameaça à paralisia da reforma do ICMS. Os parlamentares tinham até a última sexta-feira, 17, para apresentar emendas ao texto aprovado na CAE, antes da votação da matéria no plenário.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, agendou para o final da tarde desta quarta-feira, 22, uma reunião com o senador Delcídio Amaral (PT-MS) a fim de tentar salvar as mudanças no imposto encaminhadas pelo governo ao Congresso.

A principal das emendas, conforme revelou o Broadcast, o serviço em tempo real da Agência Estado, foi a emenda apresentada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) de reduzir de 12% para 9% a alíquota do imposto em operações com saída da Zona Franca de . A CAE havia mantido em 12% o porcentual do imposto para as transações que saíam do polo industrial. Na emenda, o senador do PTB também pediu a inclusão das áreas de livre comércio da Região Norte na regra do imposto de 9%.

Outras cinco emendas, três apresentadas pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e duas por Ana Amélia (PP-RS), dizem respeito à criação de alíquotas diferenciadas para operações realizadas pelo setor de informática. Uma das emendas mais drásticas, de Sérgio Souza, busca aplicar uma alíquota geral de 7% para as transações feitas pelo setor.

Pelas regras aprovadas, os produtos de informática se sujeitarão aos porcentuais dos demais setores. O parecer aprovado na CAE derrubou para 4% a alíquota de operações que saem do Sul e Sudeste e para 7%, do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do Estado do Espírito Santo.

Uma última emenda, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), prevê que a nova regra só terá efeitos após a convalidação dos incentivos fiscais já concedidos pelos Estados e a entrada em vigor dos fundos que vão compensar as mudanças no imposto. Ele propõe também uma condicionante para futuros benefícios: que eles sejam concedidos tendo por base uma relação inversamente proporcional ao tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) nominal dos Estados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Últimas Notícias

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas