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Embraer vende 40 jatos para Skywest, que pode comprar mais 160

A Embraer acertou a venda de 40 jatos regionais modelo 175 à norte-americana SkyWest, em acordo que dá à compradora opções de compras adicionais, que poderiam levar a um contrato total de mais de 8 bilhões de dólares. Os pedidos firmes de 40 jatos são avaliados em cerca de 1,7 bilhão de dólares e entrarão […]
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A Embraer acertou a venda de 40 jatos regionais modelo 175 à norte-americana SkyWest, em acordo que dá à compradora opções de compras adicionais, que poderiam levar a um contrato total de mais de 8 bilhões de dólares.

Os pedidos firmes de 40 jatos são avaliados em cerca de 1,7 bilhão de dólares e entrarão na carteira de pedidos a entregar da Embraer já no segundo trimestre.

A transação foi considerada pela fabricante brasileira como “uma das mais importantes encomendas da história das duas empresas”. A SkyWest tem uma opção inicial que lhe permitirá comprar outros 60 jatos do mesmo modelo, o que elevaria os pedidos firmes para 100 unidades e o acordo para até 4,1 bilhões de dólares, segundo preços de lista. Cada aeronave 175 tem preço de tabela de 41,7 milhões de dólares.

O exercício dessa opção depende de a Skywest assinar novos acordos com empresas dos Estados Unidos para as quais presta serviços. A Embraer afirmou que a venda é adicional ao recente contrato assinado por ela com a United Airlines, que envolveu 30 pedidos firmes e 40 opções para o jato 175.

Mas o acordo inclui ainda uma outra opção para mais 100 jatos 175, o que pode elevar o pedido total para até 200 aviões e o valor para até 8,3 bilhões de dólares, afirmou a companhia norte-americana, maior grupo aéreo regional do mundo.

Segundo a Embraer, a entrega do primeiro jato à SkyWest, com capacidade para 76 lugares, está prevista para o segundo trimestre de 2014. A empresa vai operar os aviões sob um acordo de compra de capacidade com a United Airlines.

O novo pedido eleva o total de encomendas firmes do modelo 175 recebidas pela Embraer feitas em 2013 para 117 unidades.

Em janeiro, a fabricante anunciara a venda de 47 unidades do jato para a também norte-americana Republic Airways. No fim de abril, veio o anúncio de um contrato firme com a United Airlines para a venda de 30 jatos 175, em um negócio avaliado em mais de 1 bilhão de dólares.

Com isso, a Embraer tem praticamente garantida uma recuperação da divisão de aviões comerciais, após a empresa ter reduzido a produção devido a menor demanda.

As ações da Embraer chegaram a subir 4,81 por cento, na máxima na Bovespa nesta terça-feira. Às 15h10, o papel ganhava 1,8 por cento, a 19,23 reais. No mesmo instante, o Ibovespa subia 0,5 por cento.

O pedido também assegura a liderança da Embraer sobre a rival canadense Bombardier, na corrida por encomendas de grandes empresa aéreas dos EUA.

“Este anúncio consolida ainda mais a liderança da Embraer em relação à campanha atual de jatos regionais com empresas aéreas norte-americanas”, disse Walter Spracklin, analista no RBC Dominion Securities, em um relatório.

A última encomenda da Bombardier por uma empresa dos EUA foi em dezembro, quando a Delta Air Lines fez pedidos firmes por 40 aviões e mais 30 opções. A canadense Porter Airlines também fez um pedido condicional por 12 jatos CSeries da Bombardier, incluindo opções por outras 18 aeronaves, dependendo da expansão de seu aeroporto base em Toronto.

Mais cedo nesta terça-feira, a fabricante brasileira também anunciou a venda de um jato executivo de grande porte Lienage 1000 para um cliente da Bélgica, e a entrega está prevista para o segundo semestre.

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