Pular para o conteúdo
Geral

Em “Eu Não Faço a Menor Ideia…”, Clarice Falcão encarna estudante desorientada

Se os Ursinhos Carinhosos resolvessem dirigir um filme, seria algo bem parecido com “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida”, título quilométrico do segundo longa de Matheus Souza (“Apenas o Fim”). Ao centro do filme está Clara, interpretada por Clarice Falcão, atriz-cantora-comediante que ficou famosa com vídeos […]
Arquivo -

Se os Ursinhos Carinhosos resolvessem dirigir um filme, seria algo bem parecido com “Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida”, título quilométrico do segundo longa de Matheus Souza (“Apenas o Fim”). Ao centro do filme está Clara, interpretada por Clarice Falcão, atriz-cantora-comediante que ficou famosa com vídeos humorísticos na internet.

A personagem acaba de entrar numa faculdade de medicina mas, como aponta o título, não sabe direito o que quer da vida. Logo no primeiro dia do curso, mata aula e vai para um boliche, onde conhece Guilherme (Rodrigo Pandolfo), filho do dono e contratado para induzir os clientes solitários a consumir mais.

Souza, que também assina o roteiro, faz no longa um estudo de personagem, uma jovem de perfil indie, fofa e engraçadinha que, por não saber o que fazer da vida, apenas vaga de um lado para outro, tentando matar o tempo. Ela não gosta de medicina, e parece só ter escolhido esse curso porque todos seus parentes têm profissões ligadas à saúde. Aparentemente, Clara é um gênio, pois entrou na faculdade sem muito esforço – mas, se o for, é um gênio infantilizado. Guilherme, por sua vez, é tão indie e fofo quanto ela e promete ajudá-la a descobrir sua verdadeira vocação.

Eles começam, então, uma brincadeira. Ela deve imaginar qual é, no fundo, a verdadeira função de uma profissão e, a partir daí, fazer algo parecido para ver se realmente quer trabalhar na área. Por exemplo, medicina consiste em ajudar as pessoas, então, ela deve sair por aí ajudando; ou direito, que, para os personagens, consiste em mentir, então, ela toda noite conta uma mentira para os pais.

Em seu primeiro longa, “Apenas o fim”, Souza fez um retrato melancólico do fim de um romance juvenil e o rito de passagem para a vida adulta. E, apesar do excesso de piadas internas sobre cultura pop e afins, havia algo de honesto ali, algo de mágico e perspicaz. Diante de “Eu não faço a menor ideia…”, o outro filme parece ter sido sorte de principiante, pois tudo que havia de qualidade ali aqui se dissolve num falatório sem propósito. Até o humor é óbvio – os tios, por exemplo, têm perfis parecidos com a sua especialidade, por exemplo, o pediatra (Leandro Hassum) é infantilóide, o cardiologista (Augusto Madeira) está com o coração partido, e até o nutricionista (Gregorio Duvivier) é guloso.

Clara e Guilherme habitam um mundo pautado pelo consumismo – possuem diversas bugigangas tecnológicas de grife, e a faculdade dela fica dentro de um shopping. Mas a partir daí supor que o longa faça uma crítica a uma geração vazia que só quando consome consegue sentir alguma coisa, é dar mais crédito do que o filme merece.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina